quarta-feira, 29 de agosto de 2012

5 meses..

No último dia 19/8 minha pequena já completou 5 meses. Como o tempo passa rápido!!? E como eles crescem numa velocidade impressionante, parece que foi ontem que minha pequenina cabia na minha mão..

Muita coisa mudou neste mês, ela está cada dia mais esperta e só crescendo!!!

Só minha cara de sapequinha que continua a mesma..
 


Continuo aprontando...


Meu amiguinho Noah sempre comigo..

-O que será que vão fazer com a gente???
-Não sei, mas segura na minha mão que eu cuido de você!



Adoro um aconchego de mamãe..


Minhas carinhas e boquinhas...


Sorrisinho gostoso para a mamãe...


Mas quem ganhou meu sorriso mais gostoso até agora, foi o papai..


Mas as vezes fico séria também...


De novo esse meu sorrisinho gostoso..



Estou ficando uma mocinha...




Mas sempre fazendo gracinha..




Mas também sei fazer bico...


Papai quer que eu goste deste time...



Mamãe olha o que acontece quando o papai dobra as roupas...



Já sei fazer charme..


Gosto de comer minha mãozinha...



-Mamãe não aguentou tadinha, tive que cuidar dela..



Continue a nadar.. continue a nadar..



Sou uma coelinha... 




Tem como não se apaixonar cada vez mais??











terça-feira, 21 de agosto de 2012

Porque malhar é preciso!!!

Não importa a idade, ou melhor os meses de vida, tem que se exercitar!!!

Claro que Sophie não escaparia da malhação: o pai ama qualquer tipo de atividade física, o tio é viciado em academia que obriga a noiva branca a ir na academia as 6hs da manha todos os dias com ele. Ele já teve uma fase em que comia só frango, só batata, só brocólis.. e tudo sem sal!! Bom este é o tio da Sophie, meu irmão!! Como ele disse que não falo dele aqui, vamos lá!! Ele tem 1,50m, cor branca pálida, dentes amarelados, cabelo ralo, cabeça grande e desproporcional ao corpo, mas nós o amamos mesmo assim!!! O importante é ter saúde!! Tudo bem que ele fica doente com frequência.. mas ele tem um bom coração!!

Mas vamos a malhação....

Semana passada começamos nossa ralação, fomos para a academia!
As duas!!! Isso mesmo!! Mãe e filha fazendo aula juntinhas, não é fantástico??
A aula é feita para mamães que acabaram de ter seus bebes e estão em casa cuidando deles.  Assim a mamãe se exercita e ainda faz um programinha diferente com o bebe.
Os exercícios são propostos de tal forma que também podem ser feitos em casa com os bebês.  Assim você faz os exercícios usando seu bebe como peso. Com isso além de habitar seu corpo aquele detrminado peso você e ainda entra em forma. Só quem é a mãe de primeira viagem sabe o que é sentir dor nas costas com o aumento de peso dos pequenos.



A Aula começa com cada  mamãe pegando os equipamentos necessários para aula. Cada um é responsável por  pegar, guardar e limpar o que usou! Cada um faz sua parte, a la sueco!!!



Depois de tudo pronto, a aula começa!
Você pode usar o peso de 5kg para fazer os exercícios ou seu próprio bebe, você que escolhe!
Como Sophie não tem nem 5kg ainda, claro que preferi minha pequena! Como fazia tempo que eu nao fazia exercicio eu estava acabada!


E lá fomos nós!! Fazendo os exercícios juntinhas! Claro que mamãe precisa treinar mais, estou sem coordenação nenhuma! Mas esta é só nossa primeira aula, temos que pegar leve..




No começo não entendi porque as outras mães preferiam fazer os exercícios com pesos ao invés dos filhos. Porque é muito legal fazer os exercícios com eles! E o mais legal que você pode continuar a malhação em casa!! Os exercícios são direcionados para que isto seja possível.

Depois  cheguei a conclusão que pode ser por dois motivos: Primeiro porque os filhos delas são muito mais pesados. Não deve ser fácil pegá-los todo o tempo. E segundo porque tem uma hora que todas as crianças choram juntas, parece uma sintonia e aí sim você tem que pegá-los!!

Bom, foi nossa primeira aula mas gostamos muito!! Uma idéia super interessante e prática!!


quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Semana mundial de Amamentação


Não vou enumerar os beneficios de amamentar, e muito menos entrar no mérito do que é melhor. Muito menos criticar ou elogiar a fórmula. Acredito que isto seja muito pessoal de cada mamãe. O ponto que eu defendo é que a mãe tem que sentir confortável e confiante na sua escolha, o que adianta ela fazer o que os outros dizem ser certo e ela estar infeliz, nervosa  ou cheia de dores e passar tudo isso para a criança?

Acho que independentemente da opção que a mãe escolha ela terá caminhos tortuosos.. não é fácil amamentar e também dar fórmula para o filho tem lá seus problemas além do fator psicológico que a sociedade impõe.

O que percebo hoje é que existem dois grupos de mães, as que querem amamentar e as que não querem por questões de vaidade, que também não vem ao caso. 
Do grupo das mães que optaram por amamentar nem todas realmente conseguem. Tenho visto mães que querem muito amamentar seus filhos mas enfrentam muitos obstáculos como mastite, bico rachado, posição errada, falta de apoio da família, orientação de um profissional e acabam não conseguindo amamentar.  Muitas se frustam e se culpam por isso. Deve ser realmente muito difícil para uma mãe querer amamentar seu filho mas não conseguir.
E a pressão que as pessoas fazem depois do nascimento da criança? Todo mundo questiona: -A mãe já está amamentando? O leite já veio?  Depois de um parto, muitas vezes difícil ou simplesmente exaustivo, a mãe ainda tem que passar por toda essa pressao psicológica o que acaba dificultando ainda mais as coisas.  E o apoio do pai? Nem sempre ela pode contar, pois muitas vezes a cobrança maior vem daqueles pais machistas.
Tenho um grande carinho e respeito por essas mães que tentam fazer o máximo para amamentar seus filhos, não importa se conseguiram ou não, mas fizeram sua parte, pois sei que não é fácil!

Achei engraçada essa charge.

Eu particularmente tive uma experiencia relativamente tranquila com a amamentação comparado aos problemas que vejo outras mamães enfrentarem. Acho legal compartilhar minha experiencia com a amamentação porque algumas mães acham que é uma experiencia dolorida, sofrida, mais ou menos igual a charge acima, mas não é bem por aí.. 

-------

Desde o início quando descobri que estava grávida eu sabia que queria amamentar, queria muito!! Tinha muito medo de não conseguir porque a gente sempre houve falar um monte de problemas, mas não me deixei abater. 
Comecei a fazer tudo que fosse possível para minimizar a chance disso acontecer. Uma médica me orientou a passar a bucha vegetal todos os dias após o banho e depois, se possível, ficar com os seios expostos em uma lampada amarela. Eu usava só a bucha, porque na época morava em hotel então ficava difícil pegar uma lampada. A bucha já doía bastante porque é uma região bem sensível ainda mais quando estamos grávidas.
Além disso uma amiga me recomendou que usasse essa pomada abaixo, após o banho também para evitar que a mama rachasse.

Por falar nessa pomada eu achei realmente muito boa. Usei também no pós parto quando tive mastite, claro que antes de amamentar tinha que lavar muito bem os seios.
E esta foi minha preparação durante a gravidez toda.

Quando minha filhinha nasceu, não tive aquela pressão para o leite vir logo, afinal Sophie estava na incubadora e se alimentava de leite doado por outras mães através de um cateter. 

Só depois de alguns dias depois do parto foi que comecei a bombear o leite. Primeiro usava as mãos   e  depois a bomba elétrica! Não foi de um dia pro outro, levou um certo tempo até eu conseguir amamentar minha filha e deixar o leite doado para outros bebês que precisassem.

Com o passar dos dias fomos aumentando o tempo das mamadas no peito e diminuindo a quantidade de leite na sonda. Ela estava aprendendo a mamar e eu a amamentar!  Como ela era muito pequenininha e tinha dificuldade para pegar o peito, começamos a usar  um bico de silicone para ajudá-la.



Quando ela começou a pegar bem o peito, quando ainda estávamos no hospital eu tive mastite. Era uma dor horrível, febre, dor no corpo e muita dor nos mamilos. Eu corria pro chuveiro e deixava a ducha de água quente cair no meu peito por alguns minutos. Fazia isso várias vezes durante o dia. As enfermeiras me encorajavam a amamentar mesmo com dor, porque só assim o leite iria parar de empedrar e voltar ao fluxo normal. Mas confesso que era bem difícil amamentá-la. Minha sorte  foi o apoio do meu marido e das enfermeiras, eles me ajudavam a amamenta-lá deitada, porque até se mexer doía. Mas continuei amamentando mesmo assim, acho que durou uns 3 dias.
Quando a mastite passou a amamentação voltou a ficar gostosa pra mim e para Sophie.
Este foi um dos poucos problemas que tive. 
Com relação a posição de amamentação acho que todas nós temos dúvidas, mas em relação a isso recebi muita orientação no hospital.

Quando voltamos para casa, Sophie queria ficar no peito o tempo todo. As vezes chegava a ficar quase 2 horas. Mas com o tempo comecei a cortar porque me sentia muito cansada. Foi quando decidimos optar pela chupeta, que até então tínhamos evitado. Eu li que o prematuro tem uma necessidade maior de sucção e por isso ou deixa chupar o dedo ou chupeta. Então optamos pela chupeta porque pensamos que seria muito difícil tirar o hábito de chupar dedo mais tarde.

Hoje o que Sophie mais ama na vida é mamar no peito, ela deve me olhar e pensar olha ali a mulher do leite! É mais ou menos por aí..rss Quando vamos dar vacina ou tirar sangue, sempre dou o peito e ela fica bem mais calma. Ela adora mamar!
E quando ela está acabando de mamar, ela para meio hipnotizada, me olha, (ainda com o bico dentro da boca) e fica me fitando nos olhos por um tempo. É algo maravilhoso. E quando eu retribuo olhando bem no fundo dos seus olhinhos, ela abre aquele sorriso lindo pra mim. É algo impagável! Nessas horas penso que tudo valeu muito a pena!!

Por isso nesta semana mundial da amamentação, deixo meu recado: Se você amamenta parabéns, você é mais uma guerreira e se você tentou amamentar e não conseguiu, parabéns também pela luta, sabemos que não é fácil..
Só o amor mesmo para suprimir as dores e os contratempos de quem amamenta e também as dificuldades e cobranças que as mamães que não conseguiram amamentar levam consigo. Só nós mães sabemos que não é fácil.. Mas vale a pena!!!