domingo, 11 de novembro de 2012

Fars Dag!

 Já sonhávamos com esse dia. Tudo que ele tinha era o sonho de um dia esse espirito desabrochar. Acredito que ele sempre o teve de alguma forma. Esse espirito paternal se mostrava presente nos sorrisos enquanto  brincava com as crianças, nas brincadeiras inventadas na hora, no carinho retribuído Primos, filhos de amigos, nossa sobrinha com eles que esse espirito desabrochava.

Aquele meninão brincalhão, aquele homem dedicado e batalhador, aquele marido atencioso, aquele amigo acolhedor receberia mais um título, o mais importante de todos, o título de Pai!
A notícia veio no meio de uma grande mudança, nossa mudança para a Suécia! Mesmo assim essa pessoa destemida não se abalou, ele comemorou e vibrou como ele sempre sonhou que o faria.

E foi alegria desde o início, o sonho estava a caminho:



Meses de ansiedade e espera..
  

Presente em cada momento, vibrando a cada centímetro da barriga da mamãe.

E Sophie já o amava, já o sentia mesmo na barriga. E quando ele teve que viajar e se ausentar fisicamente por um tempo. Ela tentou nascer no dia do aniversário dele. Mas os médicos não deixaram. Fizeram Sophie esperar mais um dia, e dar tempo para ele sair do outro lado do mundo e correr para cá. Pegou o primeiro avião e voltou. Ele não podia se conter, sabia que enquanto ele estava voando Sophie estava nascendo.. e um Pai ele se tornava!

Voltou para ficar ali do seu lado dela,  para o que ela precisasse. Ele estava ali para protege-la, confortá-la, amá-la!
E quando finalmente ele pode te-la aos seus braços, a emoção foi demais! A grandiosa sensação de poder segurá-la!

 E lá estava ele, alimentando-a, ajudando a mamãe. Enquanto Sophie estava na incubadora, ele cuidava da gente. 



E esse amor tão lindo só crescia a cada dia.


O pai babão não  podia ser mais feliz! 


Seu presentinho lindo de Deus estava ali do seu ladinho.



Sorrindo e brincando com ele.


Esse colinho que só ele tem.


As brincadeiras que ela adora.


A graça que só ele consegue ter.




Ele é baba demais nela.


Trabalham juntinhos.


Fazem farra.




Ele é pai em todas as horas...


Ela o ama demais..



Amigo, companheiro...

 



Porque ele também tornou o nosso sonho real!!!
Feliz Dia dos Pais na Suécia!!



Obrigada por ser esse pai, amigo, herói e marido tão perfeito!
Amamos você, você é nossa Vida!!


Sophie e Mamãe



sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Hora do Tibum! Natação para bebês.

 
Depois das aulas na academia, fomos para as aulas de natação com Sophie. Há duas semanas terminamos nossas aulas de natação com Sophie.  É muito comum fazer essas aulas de natação ainda bebês aqui na Suécia e a impressão que tenho é que todos o fazem. Para fazer essas aulas o bebê tem que:
  • Ter 4kg
  • Não ter mais o cordão umbilical;
  • Ter no mínimo 12 semanas após a data prevista do parto (no caso dos que nasceram antes);
  • Tenha menos de 1 ano de idade; 
A principio, iríamo só eu, Pathy e os nossos pequenos. Mas aí resolvemos fazer no fim de semana para que os papais pudessem participar também e dar uma mãozinha. Escolhemos uma escolinha que ficasse no meio do caminho para as duas famílias. A escolinha de chama "Vattenhuset Östermalm" que significa "Casa de água", "Lugar que tem água" e o bairro se chama  Östermalm e claro, escolhemos o curso para bebês iniciantes.
 
  
Vattenhuset Östermalm
Este curso para bebês iniciantes é para que os bebês se familiarizem com o ambiente e se acostumem com a água, a luz, os barulhos e com as outras pessoas na piscina também. E claro, aprender algumas técnicas que ajudará na "arte de nadar" mais tarde. Essas técnicas e exercícios os preparam para o tal mergulho, tão esperado pelos pais.
Para isso eles aprendem a "respirar", ou melhor não puxar a água, quando imersos, caso contrário se afogariam. Alguns também precisam se acostumar com a água no rosto, muitos choram. Que foi o caso da Sophie no começo.
Porém, com o passar das aulas e nosso treinamento semanal na banheira de casa também, ajudou-a chegar ao mergulho.
 
 
A estrutura do lugar era muito boa, um vestiário grande tanto feminino quanto masculino tinham lugar para trocar o bebê. Vários trocadores móveis que podíamos carregar pra um lado e pro outro, vários ármarios, cadeirinhas e bumbos que ajudavam muito na hora do banho deles e do nosso também. A água quentinha, entre 32 a 34 C. Depois a temperatura diminuía um pouco no vestiário e lá fora aquele frioooo.
  
Primeiro dia de aula:Mamãe ansiosa, Sophie preocupada.
   
Mamãe estava mais ansiosa que Sophie, queria muito fazer essas aulas desde quando estava grávida. Parecia que era minha primeira aula de natação na vida inteira, a ansiedade me consumia! Se Sophie já falasse falaria deixa de ser boba mamãe , é só uma piscina!!
 
Nas primeiras aulas Sophie estava séria, estranhou um pouco. Algumas vezes tive que sair da piscina e dar mama para acalma-la. E depois disso quando voltavámos  tudo corria bem novamente.
A aula era bem rápida, cerca de 30 minutos. Cantávamos, brincávamos, fazíamos os exercícios propostos e claro que babávamos em cada movimento que ela fazia: a perninha, os bracinhos, tudo era vibrado e comemorado!
 
Sophie se acostumando com a piscina.
 Sophie era a menorzinha do grupo, os outros bebê eram um pouco mais velhos e maiores também. No início ela parecia não entender muito bem o que acontecia. Mas tudo ao tempo de Sophie, ela foi se acostumando com o passar das aulas e se desenvolvendo cada vez mais. 
  
Papai fazendo um dos exercícios proposto com Sophie.
 Os exercícios com a bóia eram os favoritos da nossa peixinha!
 
Sophie querendo sair nadando e mamãe segurando para a foto.

 
Tínhamos lido várias coisas a respeito dos benefícios dessas aulas. E realmente é impressionante como eles se desenvolvem, notamos nas aulas seguintes, e em casa também.
Sophie chegava super cansada das aulas e dormia igual um anjinho. E como eu disse, percebíamos que ela ficava mais ativa e mais esperta. Com certeza foi muito bom para o desenvolvimento dela. Confesso que eu me senti um pouco cansada com tanto poe e tira de roupa num espaço de tempo pequeno, mesmo com a ajuda do papai. Claro,  que de vez em quando nos trocava pela sauna e era aquela loucura. Mas pedimos para desligar a sauna para que os pais fossem mais focados para a aula.
 
Outra consequência dessas aulas é que agora o banho é interativo!! Aquela princesinha que ficava quietinha na banheira deu lugar para quem sabe uma futura nadadora!!!  Agora é água pra todo lado e uma bagunça que só!!
Mas vale tudo pelo aprendizado!!

O tão esperado mergulho: