domingo, 23 de dezembro de 2012

A escolha da árvore perfeita- God Jul!!

Depois desses dias doentes, ficamos com muita coisa atrasada; cartões de natal, lavanderia, decoração de natal e o principal: a escolha da árvore! E foi uma correria que só!

Ano passado fomos jantar na casa do Håkan (gerente do papai) e sua gentil esposa Lena. Os ajudamos a montar a árvore de natal, tipico jeitinho sueco de sempre dar uma forcinha nas coisas. Pra gente foi uma experiencia muito legal, pois morávamos ainda no hotel e não tínhamos espaço e nem clima para ter uma árvore. O que mais nos maravilhou foi que a árvore era de VERDADE! Isso mesmo, um pinheirinho mesmo, nada de plástico. 

A árvore depois de pronta

E no ano passado mesmo, decidimos que este ano também teríamos uma árvore de VERDADE! 
Saímos algumas vezes para procurar mas não gostamos de nenhuma. Foi então que vi a promoção que estavam fazendo aqui perto de casa, você gastava 500 coroas em qualquer loja aqui e você ganhava uma árvore! PERFEITO!!!


Eu estava ansiosa, queria ir logo, afinal já tínhamos perdido muito tempo.

Lembram da pulka? Sophie ganhou uma para bebe e agora é seu mais novo meio de transporte. E lá fomos nós três atrás da nossa árvore.


Sophie e sua pulka


 Chegamos, estacionamos a pulka e fomos escolher nossa árvore.

Mamãe ajudando a Sophie a estacionar. 

Tínhamos uma missão difícil: achar a nossa escolhida no meio de tantas!

Perdidas no meio dos pinheirinhos.

 Procuramos..procuramos..
Procurando nossa árvore

 E finalmente encontramos!
A escolhida!

Não podia faltar a foto da família com a árvore. 
Nós três e ela!
E fomos para casa felizes, com nossa árvore! 
Indo embora satisfeita!

Como a temperatura lá fora é de -10°C (+/-) e dentro de casa 21°C, o choque térmico para a árvore é muito grande.  Então ela não pode ir para dentro de casa no mesmo dia que chega. Tivemos que colocá-la no nosso quartinho de bagunça que é um pouco menos quente que dentro de casa.
Tem gente que diz que se colocar açúcar ela dura mais. Mas como ainda somos leigos no assunto não fizemos isso. Vamos ver quanto tempo ela vai durar, isso será a prova se nosso procedimento foi certo ou não.


As árvores de plástico já vem com pezinho. Mas e a árvore de verdade? Como ela para em pé se foi cortada? 
Para isso existe um suporte vendido nas melhores lojas suecas..rss

Suporte para árvore de verdade
.
Depois de fixá-la no suporte e tirar a redinha que a protegia, começamos a arrumá-la no seu cantinho e a decorá-la.
Papai ajeitando a árvore.

E depois de pronta........................... Tarammmm!!! 
Nossa primeira árvore de Natal sueca!

E nossa árvore ficou assim! Pena que só consegui terminar o post agora quase véspera de natal. Mas ainda a tempo de desejar a todos os nossos amigos e leitores do blog um abençoado Natal a todos! Que o Menino Jesus renasça em nossos corações nos trazendo mais paz, compreensão e solidariedade  uns com os outros! Porque é isso que o mundo está precisando; de mais amor para com os outros porque amor próprio tem bastante!

FELIZ NATAL!!!

GOD JUL!!!(sueco)

MERRY CHRISTMAS!!!(ingles)













terça-feira, 18 de dezembro de 2012

O monstro do Inverno - O ataque final


Tudo começou com a Sophie vomitando estranhamente durante a noite. A principio achamos que ela tinha  comido demais. Mas no outro dia vomitou uma, duas vezes, depois diarreia, e aí meu alerta vermelho ligou! Algo de errado tem aí! Liguei pra enfermeira dela, expliquei tudo, inclusive o que ela tinha comido, pensei que poderia ter sido algum alimento que ela ingeriu. Ela me disse que não era alimento e que eu comprasse um "remédio" na farmácia chamado "Vätske-ersättning".  Quando cheguei na farmácia descobri que esse "remédio" era tipo o soro caseiro que temos no Brasil, só que mais potente. Depois disso liguei várias vezes durante o dia pra ela e ela me explicou que Sophie tinha pego um vírus chamado "Vinterkräksjuka" e que provavelmente todos iriamos pegar.


Vätske-ersättning

E não deu mais um dia pra que eu também entrasse na dança. Foi aí que o mundo caiu, como eu cuidaria da minha filhinha se eu não tinha nem forças pra levantar? Mãe não deveria ficar doente, tinha ser uma regra isso! Se já é horrível ver os filhos doentes, imagina ficar doente aos mesmo tempo que eles.
Eu não comia e nem bebia nada, nada parava no meu estomago.  Só soro, soro e mais soro! Mesmo assim eu amamentava a Sophie porque era a unica coisa além do soro que ela aceitava. E com isso eu podia confortá-la também. Nem sei se eu realmente produzia leite, mas Sophie ficava no meu peito as vezes por horas. Acho que era mais um conforto do que alimento. Era o único lugar que ela ficava calma e não chorava. E foi assim durante 3 dias. A sorte que o maridão ficou em casa cuidando da gente, e eu rezando pra que ele  não pegasse também o tal vírus.   Graças a Deus ele não pegou!

Sophie dodói

Segundo minha amiga Cintia (que já também foi pega por ele) esse vírus é o Tiamat. Ele vem para destruir nosso estomago. E deve ser mesmo, porque se não bastasse o piriri e o pororó tem ainda uma dor abdominal que parece que estamos sendo nocauteada por dentro! 


Os suecos dizem que a primeira impressão é que vamos morrer, depois desejamos que estivéssemos mortos e depois do nada ficamos bons!

O vírus é mais comum no inverno, porque é quando aparecem(principalmente aqui na Suécia) as mesas compartilhadas com aqueles molhos todos, e os alimentos acabam ficando expostos por muito tempo.

Se fomos no médico? Que nada! Aqui a gente só vai no médico se estiver morrendo, quer dizer, precisando. Nestes casos a recomendação é ficar em casa, para não contaminar outras pessoas com o vírus, não comer NADA (você não tem vontade nenhuma mesmo), e tomar o tal soro tanto para bebe quanto para adultos.  E foi isso que fizemos! Claro que no caso da Sophie tínhamos que ficar mais atentos, porque bebes desidratam muito facilmente. Se ela não fizesse xixi e estivesse e com sinais de desidratação teríamos que correr para o hospital.


Quando a coisa estava bem feia, nem o soro a Sophie segurava mais no estomago, tive a brilhante ideia de ligar para a Cintia. A Cintia é daquelas pessoas que sempre sabe um pouco de tudo e se não souber ela sabe quem sabe. Sempre que acontece algo com a gente pode apostar que já aconteceu com eles, e eles tem uma dica na manga pra nos dar! E foi dito e feito! Ela me disse que quando a Bia não estava segurando nem o soro, eles usavam a seringa e davam apenas 4 ml de 5 em 5 minutos. E foi isso que fizemos e deu muito certo! Depois disso Sophie teve só diarreia por mais dois dias.  Eu fiquei mais uns 3 dias sem conseguir comer direito, a dor no abdome persistia. Até achei que teria uma recaída e começaria a vomitar novamente. Eu ainda me sentia bem cansada e sem muito animo, só cuidava de Sophie não conseguia fazer mais nada além disso. Foi então que  no sexto dia decidi seguir o último conselho da Cintia e tomar a água com piscina que ela tomou.  E não é que o negócio levanta até defunto!!! Depois de tomar isso fiquei revigorada e novinha em folha, pronta pra outra!!

E no balanço final das coisas tivemos:

  1. Perdemos o Santa Lucia deste ano ( Que é uma festa super tradicional aqui na Suécia)
  2. Sophie ficou viciada em soro caseiro
  3. Lavanderia sem fazer;
  4. Caso em pleno caos
  5. Inexplicavelmente o marido não pegou o vírus altamente contagioso(Thanks God!)
  6. E perdemos um encontro com o Tom Cruise. Ele veio fazer tapete vermelho aqui em Stockholm bem no dia do caos! 
E mais uma vez o dia foi salvo por Super Cintia!

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

O Outono e o monstro do inverno

Essa semana descobri algo que não me alegra no inverno e não foi a neve!
Tudo isso me lembrou de como gosto e sinto falta do outono. Infelizmente ele foi bem curto este ano. Mal começou e as folhas começaram a amarelar e rapidamente a cair. 
 A paisagem começou a ficar mais parecida com o inverno, mas mesmo assim continuava linda! Os dias já eram mais frios, mas o céu azul e a paisagem agradável aos olhos. 


O quarto da Sophie ficava todo iluminado e gostoso para brincarmos.

Os dias passaram rápido, tornaram-se mais frios e as árvores ficaram totalmente sem folhas....

Até que no último dia 29 de novembro acordamos e estava tudo assim:
Foto foi tirada 8 horas da manha! 
E oficialmente estávamos no inverno!

E não demorou muito pra tudo ficar branquinho e claro.


Na primeira semana do inverno tivemos uma nevasca que parou o transporte público e consequentemente a cidade toda! Confesso que achamos emocionante, saímos no meio da nevasca (Eu e Sophie) sem saber o que estava acontecendo, achávamos que fosse normal aquilo no inverno. Empurrar o carrinho de bebê na neve foi um verdadeiro exercício aeróbico. Andei 130 metros até a estacão de metro para buscar uma amiga e foi suficiente para me deixar sem ar, parecia que tinha corrido uma maratona.
Depois ficamos sabendo por um sueco que esta foi a terceira pior nevasca que Estocolmo enfrentou nos últimos 20 anos, um marco histórico!
Mas essa foi a parte boa e divertida!


Nevasca em Estocolmo 5 dezembro 

Nevasca em Estocolmo 5 dezembro 

Agora vem a parte que não gostamos nada nada. Essa semana descobrimos que o inverno não é só um mar de neve branquinho e macio, com ele vem também também um vírus chamado  "Vinterkräksjuka".
E foi este monstro que atacou minha princesa e eu nesta semana. Ainda estamos nos recuperando, espero que fiquemos 100% logo, porque temos que aproveitar este restinho de ano, tem muita coisa pra fazermos ainda!

domingo, 2 de dezembro de 2012

8 meses

Minha pequena está quase completando 9 meses e ainda não tinha tido tempo para fazer o post de 8 meses. Fico triste porque sei que muitas pessoas queridas acompanham o desenvolvimento dela por aqui. Este mês que passou foi bem corrido e dezembro  não será diferente. Estou fazendo um curso a distancia, que tenho que comparecer lá algumas vezes, e um outro curso preparatório para a prova de proficiência de inglês que terei que fazer em breve.  Não sei como estou dando conta de tudo, ou melhor, sei sim! O maridão e as amigas queridas que graças a Deus tenho me ajudaram muito!!
Esta última semana, para ajudar, Sophie ainda ficou doente mas faz parte.
Mas vamos lá aos 8 meses...
 
Este mês nossa pequena cresceu mais e está cada dia mais sapequinha!! Já consegue segurar melhor os objetos e trocar de uma mão para a outra.
 
O inverno, como esperado, chegou mais cedo este ano. Agora temos oficialmente que colocar o overall e  touca.  

 
E antes de sairmos, nossa princesinha fica dentro do saquinho de dormir que vai dentro do carrinho! Ela fica bem quentinha e protegida para passear, e ela adora passear!

 
Apesar deste mês ter sido um pouco difícil porque nossa pequena começou a não dormir direito e durante o dia só queria colo e chorava para não ficar no seu playground,  ainda assim ela aprendeu a rolar de um lado pro outro  e voltar agora.

 
Ha! Como ela ama esse vovô! Sophie adora falar no skype com o vovô e a vovó!
 
Na academia, continuamos fazendo as aulas com as mamães e seus bebês, a diferença é que agora nossa docinho não para quieta um minuto!

Ela continua distribuindo este sorriso lindo e contagiante! Minha princesinha é muito feliz e sorridente!
 
Amo demais essa carinha de papai!!

 
Recebemos as visitas dos nossos amigos queridos Malizia e Elena.  O Malizia é brasileiro e a Elena é sueca, casal super simpático! Impressionante como Sophie gostou dela, ficou toda feliz e só queria ficar no seu colo. Ha, esqueci de falar, ela já sabe pedir colo..rss
Sophie também preparou café da manha especial do dia dos pais sueco para o papai.
 Porque eles são um grude que só e fazem uma bagunça danada juntos. Tadinha da mamãe!

 
Um momento não muito comum, Sophie séria!!


Agora sim..
Os dois aprontando..
 
A arte do papai..
 
 Nossa pequena já está sentando com apoio, mas ainda não aprendeu a sentar sozinha. Está comendo muito mais comidinha, está super falante e já sabe fazer birra quando quer algo.