sábado, 12 de janeiro de 2013

Chicken pox ou Catapora, pode escolher!

No último domingo recebemos aqui em casa a Cintia, o marido e a pequena Bia (que está enorme). Nos despedimos deles que vão pra o Brasil daqui uns dias e também viajaríamos Londres durante a semana.

Esta tudo bem até que na segunda-feira fui trocar a Sophie e achei 3 pintinhas na barriga. Achei estranho, picada de mosquito não é porque nem no verão encontrei mosquito aqui. Pensei em catapora mas meu subconsciente disse que era besteira e que eu estava pessimista demais! Não achei mais bolinhas no resto do corpo. Ufa! Como poderia ser catapora? Catapora dá no corpo todo! Então achei que seria alergia de algum alimento. Deve ser o frango que ela comeu no dia anterior! Ela já tinha comido antes mas muito pouco. Coloquei a roupa nela e fui para o BVC! Chegando lá a enfermeira olhou e disse:

-Esta parecendo Chicken Pox. É pode ser chicken pox, mas temos que esperar pra confirmar. 
-Como assim? Você pode repetir por favor? Não estou entendendo!
-Chicken Pox!
-Ha, claro! Você quer dizer que é uma alergia do frango(chicken)? 
-Não! Eu disse C-H-I-C-K-E-N  P-O-X! 

Eu não sabia como era catapora em Inglês mas na hora que ela explicou a doença e os sintomas descobri que o raio do Chicken pox era catapora! Mas mesmo assim meu subconsciente relutou em aceitar.

-Lena, Você está brincando né? Ela não pode estar com catapora, teve roséola, vírus do inverno, ficou sem comer e perder peso!  Então ela não pode ter catapora agora! Não agora! Talvez com uns 5 ou 6 anos! E outra, como ela pegou isso?  E tem mais, estamos de viagem marcada pra Londres, meu irmão e minha cunhada estão em casa! 

Lena entendeu meu desespero, me deu um sorriso e começou a explicar que se fosse mesmo catapora não seria o fim do mundo. Mas tínhamos que esperar e ver (Wait and see), famosa frase sueca. 3 bolinhas não eram suficientes para se ter um diagnóstico preciso elas ainda teriam que ter um liquido no meio e talvez desse febre também. Me receitou um balsamo e pediu que aguardássemos em casa.

Eu estava evitando contato direto com outras crianças desde da roséola e do vírus, para dar um tempo pra ela se recuperar. O único contato tinha sido a Bia no dia anterior (Meu Deus a Bia!). Saí transtornada pensando na Bia, no meu irmão e na minha cunhada. Como eu falaria que eles teriam que viajar sozinhos? Eu e meu marido já tivemos catapora então estávamos tranquilos. Mas e os outros?  Cheguei em casa e descobri que meu irmão e minha cunhada já tinham tido, mas que a Cintia e a Bia não. Meu Deus e agora? Mas ainda tinha uma esperança.

No outro dia apareceram mais bolinhas mas nada do liquido e nem febre. 
Já na quarta-feira(um dia antes da viagem) ela acordou toda empipocada e algumas bolinhas tinham o tal liquido dentro. Aí a ficha caiu! Eu tinha acabado de pesquisar que por lei nenhuma pessoa com doença contagiosa pode viajar.  Era minha esperança para conseguir o reembolso da passagem, tinha comprado a mais barata o que não me dava direito de remarcação ou cancelamentos.

- Tenho um voo para Londres amanha e minha filha está com catapora. Tem como cancelar meu voo e me reembolsar, por favor?
-Você tem a carta do médico?
-Que carta? Precisa de carta? Não serve uma foto?
-Não! Vá ao médico, pegue a carta comprovando que ela não pode viajar veremos o que podemos fazer.
-OK!

Depois de ir no médico, pegar a carta e receber a recomendação de não sair de casa pra nada! Pois poderíamos contaminar adultos, idosos ou pessoas com complicações de saúde, que ao contrário das crianças, para essas pessoas a catapora pode ser fatal, segundo o médico.

Depois disso recebi uma mensagem da Marcela (brasileira, mora em Stockholm, tem duas filhas) falando que as filhas dela tinham tomado vacina. Que eu desconhecia a existência.
Foi aí que tive uma luz! Achei na internet que a vacina podia ser tomada depois do contato. Liguei para a Cintia e falei da possível vacina...e ela moveu céus e terra e  graças a Deus conseguiram tomar a vacina a tempo. Pelo menos a viagem deles do Brasil estava salva! Fiquei mais aliviada! Claro que gerou um transtorno enorme pra eles, mas acredito que tenha sido melhor do que descobrir que a filha tinha catapora 3 dias antes de viajar como aconteceu com a gente. 
Sophie começando a ficar  toda pintadinha.

E nossa viagem? Bom consegui o reembolso! Só o cirque du soleil que não  Não fiquei triste por não ir para Londres, já tinha ido no ano passado quando estava grávida. O que eu queria mesmo era assistir o espetáculo do cirque du soleil! Que já tentei assistir várias vezes e nunca dá certo: no Brasil estava esgotado os ingressos. Eles vieram aqui ano passado mas descobri muito tarde. Terá um espetáculo deles aqui agora em março e estaremos no Brasil! Talvez eu seja pé frio para cirque du soleil. Talvez eu deva tentar no futuro aqueles espetáculos fixos e comprar o ticket na hora para não correr o risco!
Enfim, isso é ser mãe! As vezes somos pegas de surpresa!
Meu marido até cogitou de ficar com Sophie pra eu ir com eles.  Mas doentinha precisando de mim e eu  longe dela? É ruim até de pensar! Também não conseguiria dormir longe dela mesmo se ela estivesse bem, ainda mais por vários dias!

- Meu coração não deixa! (foi o que consegui responder)

Foi aí que descobri outra mudança quando somos mãe: Seu coração sempre vai falar mais alto!

                                                                    ***
Depois de procurar a causa raiz, achamos os culpados: Os tios!!! Deram o CD da galinha pintadinha pra ela! Depois de uma overdose de galinha pintadinha... Minha filha virou a Sophie pintadinha!!