quinta-feira, 31 de maio de 2012

Hospedados quase 30 dias..


Foram quase 30 dias no hospital, não víamos a hora de chegar em casa, foram 24 dias de dedicação exclusiva a nossa pequena. O papai ainda saía para ir na nossa casa, pegar roupas, comida, mas a mamãe ficou todos esses dias sem sair de dentro do hospital. Cada dia celebrávamos uma vitória.

Primeiro foi a troca da incubadora para uma caminha aquecida....



Depois tiraram aquele monte de sensores  e deixaram somente dois com o oxigênio e batimento cardíaco...



Depois deixaram só o sensor indicando o oxigênio e agora o equipamento era portátil.



Comecei a amamentá-la todas as vezes que dávamos o leite no cateter. Agora alimentávamos você das duas formas. E fomos tirando o leite do cateter aos poucos...

Você foi pro nosso quarto...


Podíamos ficar pertinho de você!!

Papai ninando você... 
 ....olha como você dorme como um anjinho!!

Nosso primeiro banho..

....as enfermeiras ajudaram a mamae


Tinhamos que pesá-la todos os dias...
E graças a Deus você ganhava cada vez mais peso!!





Nosso primeiro passeio...


 Depois de tantos dias dentro do neonatal agora você podia passear com a gente pelo hospital, fomos até a cozinha!



Depois substituíram o equipamento do sensor de oxigênio por esse mais portátil ainda:



 Primeira vez que colocamos roupinha em você..
Ficou enorme..rss




Com o tempo as roupinhas nem pareciam tão grandes assim...
 



 Você tirava o cateter com a mão, então colocaram essa fita enorme no seu rostinho..


E por último o cateter foi removido... ficamos super felizes!! Agora podíamos ir para casa!!!


Tudo preparado para irmos!!!
Tiramos as últimas dúvidas, fizemos as últimas perguntas.. últimos exames para podermos ir!!

E lá vamos nós...

 Nossa família toda para nosso lar!!!
Claro que não podia faltar a fotinha típica igual da princesa.


Olha você na cadeirinha do carro..rss Tao linda!!!


Saímos do hospital dia 13 de abril!
E agora era só a gente, nós 3!! Será que daríamos conta de tudo sozinhos???? 



quarta-feira, 30 de maio de 2012

Neonatal na Suécia

Nossa Sophie nasceu exatamente 26 dias depois, no mesmo hospital que a princesa Stelle, Karolinska Skjukhuset (Hospital em Sueco). Nossa filha é muito chique hein!! Olha a tradicional fotinha saindo do hospital, princesa Victoria e o príncipe Daniel com a princesinha Estelle.


O Hospital é um dos maiores da cidade.  Possui um renomado centro de pesquisa bem grande também e próximo ao hospital e ainda estão ampliando e modernizando-o ainda mais. Além de tudo isso é especialista e o mais preparado em casos criticos de  bebes preamaturos (aqueles que nascem com menos de 30 semanas ou com complicações) .


Segundo uma das enfermeiras os bebes que nascem com menos de 30 semana se o caso for realmente crítico, são enviados para lá de toda a suécia.

A Sophie ficou lá no centro neonatal os primeiros dias e eu estava em outro andar me recuperando da operacao, como já mencionei aqui. Quando viram que eu já estava bem e andando, queriam me dar alta.

Nossa pequena na incubadora 
Essa era a hora que eu temia, voltar para casa sem minha filha.  Foi então que pedi aos médicos para ficar com ela, se tinha a possibilidade de me transferirem para pertinho dela.  Nessa altura eu já conhecia todas as enfermeiras e já sabia que haviam quartos disponiveis para os pais com crianças no centro neonatal. Fazendo um parenteses para falar das enfermeiras, meu Deus! Que enfermeiras! O carinho e o amor que elas tinham com a Sophie e com os outros bebezinhos que estavam lá era impressionante. Ficamos muito felizes e satisfeitos com o atendimento se é que todo esse carinho podemos chamar de atendimento.

Voltando para o meu desespero; o problema era que esses quartos estavam sempre cheios, por conta desses casos criticos de toda a Suécia e ainda o fato deles darem preferencia para os pais que moram em outras cidades e/ou as mães que já estão amamentando. 

Eu ainda estava tentando amamentar. Comecei a bombear o leite 3 dias depois da operação e bombeava de 3 em 3 horas durante 15 minutos, no começo saia só uma gotinha, depois começou a sair 1 ml, depois 2ml, 3 ml  cada ml a mais era uma vitória, a gente comemorava e as enfermeiras também!! Incentivavam muito a minha determinaçao para amamentá-la. E ficavam felizes mesmo com o pouquinho de leite e faziam questão de dar para ela mesmo que fosse 1 ml, acho que tudo para incentivar a mamãe. 

Diziam que era o melhor alimento para minha filha ainda mais sendo prematura, claro todos sabemos que se a mãe pode amamentar seu filho é sempre o melhor alimento, mas sendo prematura disseram que era muito mais que importante. E isso foi suficiente para que eu me dedicasse muito. Como ela era prematura eles não davam fórmula(NAN) eles davam leite materno doado, claro que com nossa autorização.

Claro que se fosse o meu leite seria melhor ainda pra ela e para nosso laço maternal. Foi quando comecei a bombear 20ml cada vez que  bombeava e aí disseram que eu já tinha leite suficiente para alimenta-la! Que felicidade eu senti! Agora eu já era capaz de alimentá-la de dar o melhor que eu podia para ela. Entao eu bombeava e descia com o leite para que as enfermeiras desses no cateter para ela. A gente colocava também  bem pouquinho na boca dela para ela se acostumar com o gosto. E era esse argumento que eu usava com os médicos, eu tinha muito leite e já podia alimenta-la mesmo que fosse pelo cateter...como seria se eu estivesse longe? E eu insistia que logo logo iria amamenta-la.
Mas alguns  me diziam que amamentar um nenem prematuro as vezes é muito dificil leva tempo  e persistencia da mae geralmente depois que a criança vai para casa. Tinham me falado algo em torno de 2 -3 meses. Acho que eles tinham medo que eu ficasse frustada, mas claro que não deixavam de me incentivar.
Mas eu não desisti nem da amamentaçao e muito menos de ficar perto da minha filha. Continuei bombeando leite com a bomba elétrica e perguntando para cada medico ou responsável que eu encontrava se tinham achado um lugar para mim.

Com o passar dos dias, as enfermeiras autorizaram que podíamos pegar nossa pequena. Quanta emoção! Agora eu poderia te-la em meus braços mesmo que por pouco tempo. Demorou um tempão para a enfermeira desconectar e reconectar todos os sensores e tubos.. mas valia a pena, como eu estava ansiosa. Elas a colocaram em meu peito, quanta emoção, era algo inexplicável, eu podia senti-la, podia sentir sua respiração, seu cheiro, seu calor.Ela começou a procurar o peito! Não acreditamos!! Ela era tao pequenininha.. mas tao determinada, já sabia o que queria! Aí a enfermeira perguntou se eu gostaria de tentar amamenta-la, eu disse claro!! Tudo que mais quero. E colocamos ela na posição de amamentação. Ela já tentava sugar!! Era lindo ve-la tentando.. já com o instinto de sugar. Claro que ela cansava e parava e não conseguia sugar muito, mas ela já sabia! Era isso que importava para mim naquele momento! Agora mais do que nunca eu tinha que ficar perto dela!

Foi então que no dia 23 vieram com uma soluçao. Voces serão transferidos para outro hospital! Como assim?? Porque? Esta tudo bem com minha filha? Foi a primeira coisa que pensei..porque será que a gente pensa sempre algo ruim primeiro não é?

Disseram que como nosso caso não era critico, muito pelo contrário ela nunca teve nenhum problema para respirar ou qualquer outro problema, e estava progredindo cada dia mais desde que nasceu então poderiamos ser transferidos para um outro hospital onde poderiamos ficar em um quarto pertinho dela.



Danderyd Sjukhus


Danderyd Sjukhus


 Saímos do Karolinska naquele mesmo dia de táxi, tudo pago pelo governo, eles nos deram um ticket com código de barras que entregamos ao taxista ele registrou numa espécie de taxímetro e lá haviam todas as informações para onde íamos em que departamento, prédio e andar ficaríamos. Tudo muito prático e funciona perfeitamente, impressionante.
Chegamos no Danderyd 12:00 demos uma uma volta e conhecemos o hospital enquanto esperávamos nossa pequena Sophie chegar. 

Quarto 14.

Esse era o quarto que ficamos.

Na porta tinha a nossa identificação e o nome da enfermeira e auxiliar responsável por aquele turno


Por volta das 14 hs nossa pequena chegou de ambulância.

Nossa pequeninha chegando no Danderyds.


E aí começou nossa rotina de fazer as refeiçoes e ir pro centro neonatal cuidar da nossa bonequinha. Eu bombeava leite e ia ficar com ela. As enfermeiras nos incentivavam a fazer as pequenas coisas mesmo ela estando na incubadora ainda, trocávamos fralda, ajudávamos trocar a roupa de cama da incubadora, a dar os medicamentos, a confortá-la quando faziam exame ou tiravam sangue. E nos incentivavam a ficar com nossa princesa `skin to skin` o máximo de tempo que conseguirmos. Pois foram realizados estudos que mães que ficam com seus bebes skin to skin são mais felizes, o controle de temperatura do corpo é mais estável e o batimento cardíaco e a respiração são melhores além de outros benefícios ainda ajuda no desenvolvimento da criança.



Centro Neonatal- esse era o nosso cantinho.


Mamãe fazendo skin to skin.


Eu estava lá no centro neonatal quando uma moça me deu um fone de ouvido, pensei nossa que chique! Dão até musiquinha para ouvir aqui! Na verdade a equipe de enfermeiros e médicos faziam uma reunião de fechamento do dia em todos os turnos, onde falam sobre todas as crianças. Sobre o desenvolvimento e o avanço de cada criança. E como essas informações são confidenciais os pais devem colocar o fone durante a reunião. Como fui entender isso só depois, fiquei um tempão tentando sintonizar a rádio que estava sendo transmitida a reuniao, e é claro que não achei né..kkk Depois de um tempo desisti e fiquei ouvindo o chiado de fora de sintonia mesmo. Mas depois que acabou perguntei pra enfermeira pra entender o que era e descobri que o meu fone não estava funcionando mesmo.

Ficamos muito felizes de podermos estar com nossa filhinha no hospital. Eu e meu marido ficamos neste quarto durante todo o período que ela estava lá e o melhor tudo pago pelo governo. Não pagamos absolutamente nada!! Só tínhamos que comprar nossa comida. Mas até uma cozinha com utensílios e geladeira com direito a gaveta para cada paciente nós tínhamos! Não  é a toa que eles estão entre os melhores lugares para se ter filhos, realmente nos sentimos tranquilos e confiantes com todo esse suporte e incentivo para ficarmos perto da nossa filha. Eles acham que além de ser melhor e menos cansativo para os pais não terem que ir e voltar todos os dias para suas casas, estudos mostram que as crianças desenvolvem mais rápido quando os pais estão juntos e vão para casa mais cedo.



domingo, 6 de maio de 2012

Uma gestação de 31 semanas..



Todo mundo espera ansiosa para o grande dia!! Eu estava ansiosa sim mas para que chegasse logo o dia 16 maio, nao estava com aquela expectativa, pode ser a qualquer momento! Nao, muito pelo contrário estava muito tranquila fazendo minhas coisinhas normalmente.

Nunca passou pela minha cabeça que o 16 maio viraria 19 março!
Foram antecipados 2 meses da data prevista, estavamos totalmente despreparados para isso. Muito pelo contrário, estamos preparados para um monte de coisas que são feitas na gravidez.

Não tínhamos comprado os móveis, não tínhamos mexido no quartinho. Tinha lavado só algumas pecinhas das roupas dela porque minha mãe pegava no meu pé toda vez que falava comigo. 

O chá de bebe estava agendado para 25 março, uma semana depois!!! Tivemos que mandar email para todo mundo dizendo que não teriamos mais chá de bebe e sim um bebezinho..rss. O mais engraçado foi que todo mundo queria que eu fizesse o chá de bebe antes. Era até para fazermos juntos com o chá do amiguinho da Sophie, o Noah! Organizamos o chá de bebe dele, foi muito legal!! Mas eu não quis fazer junto porque minha barriga não tinha crescido muito, queria uma big barriga para ser rabiscada...kkkkk 

Isso também nao tive, uma big barriga! Meu marido diz que os vizinhos vão achar que adotamos uma criança, pois quando saía estava sempre de casaco e nem parecia que estava grávida. De repente aparecemos com um bebezinho..rss Mas os suecos não tem costume de cuidar da vida dos outros então duvido muito que se importem com isso.

Sessão de fotos marcada para 1 abril, para fazer meu book de grávida. Finalmente eu teria um book de grávida.

Ultrassom 4D que tínhamos agendado para 3 abril.  

E o curso que falei que estava vendo para fazer sobre parto natural. 

Preparaçao para uma cesária? ZERO!!! Tinha lido e pesquisando tanto sobre parto natural que me esqueci de ver a cesária. Depois do parto não sabia nada, o que eu podia fazer como seria a recuperação..etc etc Claro que fui orientada no hospital. Mas eu poderia ter me preparado para isso também

E o mais importante, estávamos sem o papai ele estava viajando!


Mas nem tudo se perde....

Ganhamos uma bebe linda!! Como diz o papai, fomos abençoados de passar mais tempo com você filha! Dois meses a mais!!!

Não tivemos estrias!!!! Isso foi um grande ganho!!! Talvez não tenha dado tempo delas aparecerem..kkkk

Como é ter uma gestação de 31 semanas? Confesso que é um pouco estranho. 
Um dia você está gravida e no outro de repente você é mãe antes da hora. É claro que isso também acontece quando a gravidez é em tempo normal, mas me refiro ao fato de você não esperar, estar tranquila achando que terá um longo caminho pela frente e isso mudo. Isso é muito estranho!

Acredito que nenhum parto seja do jeito que a mãe espera, sempre existem surpresa, boas ou ruins. O meu  também não foi do jeito que eu esperava.  Realmente,  não foi como eu planejava. Mas acredito que as coisas acontecem como devem acontecer. E se no fim deu tudo certo? Então, que maravilha!!

Uma coisa que acredito, que toda mamãe deve se preparar para TUDO! Para um parto prematuro e estar com todas as coisinhas prontas antes do sétimo mês, para uma cesária, um parto normal, para possíveis problemas. Não estou dizendo que devemos nos amedrontar e achar que tudo vai acontecer com a gente, não é isso. Mas estar preparada, para não ser pega de surpresa. Acho que isso também ajuda no psicológico da pessoa.

------------------------



Algumas pessoas podem falar/criticar, mas o pai nao assistiu o parto? Pois é, não assistiu! E isso para a gente é um mero detalhe no meio de tanta alegria e emoção que sentimos agora que está tudo bem com nossa pequena. Teremos muitas histórias para contar para ela. Ela chegou causando já!
E sou muito grata pelos profissionais que cuidaram da gente aqui na Suécia, foram maravilhosos!! Pelas pessoas que nos ligavam querendo noticias e rezavam pela gente . Por aquelas pessoas que estavam tão longe mas estiveram muito presentes nestes momentos graças a tecnologia!! Me senti confortada por todos!

Sinto que fui preparada por Deus para passar tudo isso, os dias que passei na casa dos amigos Capatos, conversamos muito sobre o nascimento dos meninos deles, em especial o Tato que também nasceu prematuro. Saber mais dessa história linda de um menino que nasceu de 27 semanas e hoje com 8 anos, é super saudável e tem previsão de crescimento de 1.90m com certeza foi confortante.
A calma e o carinho que a Dani Capato teve comigo em todos os momentos, sua presença o tempo todo ao meu lado, isso me acalmou muito. Tenho certeza que ela foi escolhida por Deus pra estar do nosso lado e por fazer parte agora da nossa história. Eles que chegaram na Suécia a tao pouco tempo e já viveram com a gente fortes emoçoes.   A todos os nossos amigos brasileiros que temos aqui, que sempre estavam por perto e nos ajudaram muito!! Somos muito gratos!

Me sinto abençoada,  e agradecida por todas as bençãos que tivemos! 
Não me arrependo de ter tido minha filha aqui na Suécia não, muito pelo contrário não sei como seria se não tivesse aqui... não gosto nem de pensar.
Não é a toa que a Suécia é o quarto melhor lugar no mundo para ter um filho.  Posso dizer que comprovamos isso!