domingo, 21 de outubro de 2012

7 meses

Cada dia mais descobertas...

Nossa princesinha completou 7 meses no último dia 19, que equivale a  5 meses para um bebê que nasceu de 7 meses. Neste mês tivemos vários marcos importantes:
 
Mês passado Sophie aprendeu a rolar, neste mês já conseguiu voltar algumas vezes sem querer, porém ainda não descobriu isso! Agora sua posição favorita é esta! Ás vezes quando bate o cansaço, ela para pra um descanso e uma massaginha de mamãe nas minhas costinhas:
 
 
Já não gosto de ficar de barriga para cima, mamãe!! Só mesmo para tirar uma fotinha para mostrar para tia Bete que estou crescendo tanto que a roupinha que ela deu com tanto carinho já serve!!
 


A posição da almofada ela ainda gosta, a coloco com os pezinhos encostados no sofá assim  pode dar impulso e fazer a festa, claro que com supervisão da mamãe!




Ela está cada dia mais esperta, curiosa, olhando e analisando tudo em volta. Começou  segurar  seus brinquedos com mais interesse, brincar sozinha, porém não por muito tempo. Na maioria das vezes chora pedindo pra mamãe ficar ali do seu ladinho, só observando. E se mamãe saí? Abre o bocão!!
 





Com a chegada do outono, e dias cada vez mais frios, nossa pequena coelhinha tem que se vestir cada vez mais quentinha.  Tivemos que adotar de vez o overall vermelho, esta capinha de chapeuzinho vermelho, que você coloca no bebê dentro quando está em ambientes externos. Quando entramos em um lugar quente como nossa casa, mercado, ou qualquer outro lugar fechado temos que tirar para não superaquecê-la. No começo ficamos preocupados em usar o overall muito cedo, medo de superaquecê-la, já que os bebês conseguem demonstrar que estão com frio,  chorando, mas o contrário não é verdadeiro, quando estão com calor não o fazem. E o calor causa mais problemas para o bebê do que o frio.

Enfim, acredito que estamos indo bem, sempre testo a temperatura de Sophie colocando a mão na nuca dela (recomendação sueca) quando estamos lá fora. Vamos ver com a chegada da neve, como nos saíremos!
 
 

 
O soninho do dia tem sido cada vez mais escasso. Agora as sonecas de 1h e 1:30hs são cada vez mais raras, foram substituídas pelas pequenas sonecas de 20 a 30 minutos, o que não sobra muito tempo para a mamãe fazer suas coisinhas. Além da frequência ter diminuído também.
 
Já o soninho da noite, que parecia estar estabilizado depois de tanto sacrifício para criar uma rotina e fazê-la dormir sozinha no seu berço, sem colo. Agora parece que as vezes temos algumas regressões, as vezes acorda assustada chorando e parece que só colo ou o mama resolvem, as vezes demora para pegar no sono. Acredito que seja só uma fase, vamos ver!

 
Se nos primeiro meses chorava pra trocar fralda, agora ama!! Dá gargalhada, faz gracinhas, mostra a língua e adora ficar peladinha. Eu diria até que o trocador virou um playground!!
 
 
E não é só na hora de trocar a fralda que nossa docinho quer brincar. Agora começou a fazer brincadeiras, querer bater, ficar olhando pros lados até na hora de mamar. Mesmo amamentando sempre no lugarzinho tranquilo que é o quartinho dela, ela tem se distraído bastante durante as mamadas. Mas mamãe com a maior paciência e calma do mundo já está lhe ensinando o que pode e o que não pode fazer.  Os livros dizem que já devemos colocar os limites, principalmente no que se refere a mamar, porque senão quando crescer vai puxar minha blusa e fazer outras coisas que não são legais.
Claro que no começo ela não entendia o `Isso não pode Sophie!` Ela riaaaaa. Achava o máximo aquela frase. E eu tenho a árdua tarefa de não rir junto.  Mas com o tempo acho que ela já está percebendo que não estou brincando quando falo isso.

 
A parte de ficar séria, pra mim é a mais difícil, claro que a de dizer o `Não` também é doído, mas sabemos que é para o bem dela.
Mas como nao retribuir estes sorrisos,  que estão cada dia mais encantadores. Tem como não se apaixonar cada  vez mais???
 
 
Como eu disse, este mês foi bem agitado e cheio de mudanças e novidades.  Além de todos estes marcos, nossa princesa ainda ganhou sua cadeirinha de papa. Agora ela pode se sentar à mesa conosco. Assim começamos a degustação e depois começaremos a introdução dos alimentos sólidos.
 
 Até duas semanas antes de completar 7 meses, Sophie não demonstrava interesse nenhum pela comida, mas mesmo assim começamos a degustação. O BVC nos orientou a colocar o dedo na nossa comida (não tem problema se tem sal pois a porção é insignificante) e colocar na boquinha dela só para que ela possa experimentar.
Depois de alguns dias fazendo isto algumas vezes, de repente ela passou a olhar e se interessar pela comida. Começou a seguir nossas garfadas à mesa.
 
 

Foi aí que decidimos partir para o próximo estágio...
 
 

4 comentários:

  1. Essa nossa princesinha está cada dia mais amável e esperta! quanto carinho!!! como ela ama essa mamãe dela!

    amo vcs mais que tudo!!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa como passa o tempo, parece que foi ontem mesmo que ela nasceu.

    Muito gostosa, esperta, e cada dia mais LINDA!!!

    fico feliz em saber que as roupinhas já estão servindo,

    mais uma vez PARABÉNS MAMÃE E PAPAI!!!!!

    tia BETE

    AMO MUITO SAUDADESSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tia, o tempo voa!!! Estão sim, e ficaram lindas!!! Amamos todos os presentes e mais ainda o carinho que tem por ela!! Amamos vocês!!

      Excluir