terça-feira, 18 de dezembro de 2012

O monstro do Inverno - O ataque final


Tudo começou com a Sophie vomitando estranhamente durante a noite. A principio achamos que ela tinha  comido demais. Mas no outro dia vomitou uma, duas vezes, depois diarreia, e aí meu alerta vermelho ligou! Algo de errado tem aí! Liguei pra enfermeira dela, expliquei tudo, inclusive o que ela tinha comido, pensei que poderia ter sido algum alimento que ela ingeriu. Ela me disse que não era alimento e que eu comprasse um "remédio" na farmácia chamado "Vätske-ersättning".  Quando cheguei na farmácia descobri que esse "remédio" era tipo o soro caseiro que temos no Brasil, só que mais potente. Depois disso liguei várias vezes durante o dia pra ela e ela me explicou que Sophie tinha pego um vírus chamado "Vinterkräksjuka" e que provavelmente todos iriamos pegar.


Vätske-ersättning

E não deu mais um dia pra que eu também entrasse na dança. Foi aí que o mundo caiu, como eu cuidaria da minha filhinha se eu não tinha nem forças pra levantar? Mãe não deveria ficar doente, tinha ser uma regra isso! Se já é horrível ver os filhos doentes, imagina ficar doente aos mesmo tempo que eles.
Eu não comia e nem bebia nada, nada parava no meu estomago.  Só soro, soro e mais soro! Mesmo assim eu amamentava a Sophie porque era a unica coisa além do soro que ela aceitava. E com isso eu podia confortá-la também. Nem sei se eu realmente produzia leite, mas Sophie ficava no meu peito as vezes por horas. Acho que era mais um conforto do que alimento. Era o único lugar que ela ficava calma e não chorava. E foi assim durante 3 dias. A sorte que o maridão ficou em casa cuidando da gente, e eu rezando pra que ele  não pegasse também o tal vírus.   Graças a Deus ele não pegou!

Sophie dodói

Segundo minha amiga Cintia (que já também foi pega por ele) esse vírus é o Tiamat. Ele vem para destruir nosso estomago. E deve ser mesmo, porque se não bastasse o piriri e o pororó tem ainda uma dor abdominal que parece que estamos sendo nocauteada por dentro! 


Os suecos dizem que a primeira impressão é que vamos morrer, depois desejamos que estivéssemos mortos e depois do nada ficamos bons!

O vírus é mais comum no inverno, porque é quando aparecem(principalmente aqui na Suécia) as mesas compartilhadas com aqueles molhos todos, e os alimentos acabam ficando expostos por muito tempo.

Se fomos no médico? Que nada! Aqui a gente só vai no médico se estiver morrendo, quer dizer, precisando. Nestes casos a recomendação é ficar em casa, para não contaminar outras pessoas com o vírus, não comer NADA (você não tem vontade nenhuma mesmo), e tomar o tal soro tanto para bebe quanto para adultos.  E foi isso que fizemos! Claro que no caso da Sophie tínhamos que ficar mais atentos, porque bebes desidratam muito facilmente. Se ela não fizesse xixi e estivesse e com sinais de desidratação teríamos que correr para o hospital.


Quando a coisa estava bem feia, nem o soro a Sophie segurava mais no estomago, tive a brilhante ideia de ligar para a Cintia. A Cintia é daquelas pessoas que sempre sabe um pouco de tudo e se não souber ela sabe quem sabe. Sempre que acontece algo com a gente pode apostar que já aconteceu com eles, e eles tem uma dica na manga pra nos dar! E foi dito e feito! Ela me disse que quando a Bia não estava segurando nem o soro, eles usavam a seringa e davam apenas 4 ml de 5 em 5 minutos. E foi isso que fizemos e deu muito certo! Depois disso Sophie teve só diarreia por mais dois dias.  Eu fiquei mais uns 3 dias sem conseguir comer direito, a dor no abdome persistia. Até achei que teria uma recaída e começaria a vomitar novamente. Eu ainda me sentia bem cansada e sem muito animo, só cuidava de Sophie não conseguia fazer mais nada além disso. Foi então que  no sexto dia decidi seguir o último conselho da Cintia e tomar a água com piscina que ela tomou.  E não é que o negócio levanta até defunto!!! Depois de tomar isso fiquei revigorada e novinha em folha, pronta pra outra!!

E no balanço final das coisas tivemos:

  1. Perdemos o Santa Lucia deste ano ( Que é uma festa super tradicional aqui na Suécia)
  2. Sophie ficou viciada em soro caseiro
  3. Lavanderia sem fazer;
  4. Caso em pleno caos
  5. Inexplicavelmente o marido não pegou o vírus altamente contagioso(Thanks God!)
  6. E perdemos um encontro com o Tom Cruise. Ele veio fazer tapete vermelho aqui em Stockholm bem no dia do caos! 
E mais uma vez o dia foi salvo por Super Cintia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário