quarta-feira, 3 de julho de 2013

Brasil - Segunda Parte

Foram momentos muito gostosos, com pessoas queridas. Não conseguimos ver todo mundo que gostaríamos, mas foi muito bom! Deu para matar as saudades!!! Tivemos momentos muito especiais.


Momentos gostosos demais!
Encontramos pessoas que não víamos há um tempão, ficamos pertinho da nossa família, curtimos os amigos, passeamos bastante, fomos nos lugares que gostamos e comemos tudo que estávamos com vontade! 
Foi muito bom para a Sophie também, que conheceu um monte de gente nova, fortaleceu os laços com nossas famílias e conheceu nossa terrinha!

Nós pensávamos que ela estranharia todo mundo e iria chorar com certeza! Ao contrário! Ela ficava no colo de todo mundo, nem ligava pra gente! Ficamos impressionados com a nossa princesinha! 
Matando saudades!
Nestes tempo todo, Sophie teve muitas conquistas; começou a se levantar sem apoio algum, virou especialista em engatinhar, aprendeu falar e fazer o numero 1, ficou viciada em piscina de bolinhas e completou seu primeiro ano de vida!

Sophie com 12 meses.
E a mamãe finalmente conseguiu assistir uma apresentação do Cirque du Soleil, depois de várias tentativas frustadas!


E foi bom demais rever os maletas, que continuam as mesmas figuras de sempre!!! 

Os Maletas!


CONCLUSÕES
Foi a primeira vez que fomos ao Brasil depois de nossa mudança para a Suécia. As pessoas diziam que iríamos estranhar, ficar comparando as coisas, não iríamos querer voltar pra lá! Outros diziam que íamos sentir muita falta do Brasil quando voltássemos para a Suécia novamente. Todo mundo tem sua impressão e nós também tivemos a nossa:

  • Não estranhamos o Brasil, não nos sentimos em um lugar diferente, pra gente lá em nada mudou. Parece que está tudo como há dois anos atrás, pelo menos em SJC. Não passei a achar o Brasil mais violento porque moro fora, meu conceito de violento não mudou. O que mudou é que agora eu conheço o tal lugar seguro! Agora tenho essa opção e o melhor, não pago nada a mais por isso! E nem mesmo por uma assistência médica digna!
  • A única coisa que sentimos um pouco deslocados foi em um evento em que fomos, percebemos que a pessoas tem dificuldade de ser educados em alguns aspectos.Um exemplo é quando você chega numa rodinha onde pessoas estão conversando, eles dificilmente abrem a roda e te inserem na conversa. Diferente dos suecos, que mesmo que você não conheça o assunto, te insere educadamente na conversa. Sem contar que bebem demais para se tornarem legais e começam a falar alto. Isso é ser legal? 
  • As músicas, não sabíamos mais nenhuma, especialmente o funk, que parece que é tão famoso que se toca até em festas mais formais!  Depois as mulheres brasileiras reclamam que se sentem objeto, mas na hora de rebolar até o chão não tem problema, né?
  • No Brasil você precisa ter! Não importa como você obteve, se usou meio ilegais, se roubou, sonegou, enganou alguém da família, o importante é morar num lugar chique, ter um carro muito bom, vestir roupas bonitas e frequentar lugares caros. Aí quando se fala que aqui não temos empregada,lavamos nossa própria roupa e cozinhamos nossa própria comida as pessoas acham isso um cúmulo. Mas pergunta pra um sueco quantas línguas ele fala, quantos lugares visitou ou ainda, comece a falar de qualquer assunto com ele, politica, economia mundial, geografia, história; você perceberá que eles são muito mais cultos! Não é a toa que tenham muito mais assuntos interessantes! Não estou falando que se você mora num lugar legal, você não seja uma pessoa boa. Estou querendo dizer que culturalmente, talvez o meio, ou outros fatores, nos leva a querer bens de consumo, por exemplo; uma casa num lugar mais seguro pra família (segurança no Brasil é um problema)  um carro zero porque temos a cultura que carro usado é problema, entre outras coisas. O que leva o ser a se matar de trabalhar pra dar a vida que ele considera digna para sua família, vivendo pra trabalhar!  Enquanto que na Suécia, eles trabalham pra viver, o mínimo possível, para ficar mais tempo com a família. Sacou a diferença?

Não estou criticando o Brasil e muito menos julgando ninguem, longe disso! Muito pelo contrário, amo o Brasil e gostaria que algumas coisas mudassem. Desde pequena ouço que o Brasil tem tudo pra dar certo! Mas ainda não deu! Eu só quero mostrar meu ponto de vista, já que esta primeira visita ao Brasil era tão importante e esperada por nós. Não que todas as pessoas no Brasil sejam assim, claro que não, também estivemos com pessoas que passaríamos dias conversando, Estou apenas contando algumas situações em que achamos curioso a diferença cultural. Acho que temos que aprender com os essas coisas, mudar, crescer e tentar evoluir. Não ficar nesse ciclo vicioso do capitalismo que idolatra o consumo e faz com que fiquemos cada vez mais ignorantes!

Hasta lá vista Brasil!!!

2 comentários:

  1. Você tem razão Dani o Brasil em tudo para dar certo!!!

    Adoramos a visita, saudades!!!!

    bjs TIA BETE

    AMO VOCÊS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tia!!! Tambem amamos estar pertinho de vcs!! Já estamos com saudades!!

      Excluir