sábado, 6 de julho de 2013

"Japão com criança" - Yokohama - Curiosidades

Foram 13 horas de voo partindo da Suécia,  ( 2 horas até a Alemanha + 11 horas até o Aeroporto de Narita no Japão) fora as horas de espera nos aeroportos.


Chegamos ao Japão!

Chegando no aeroporto de Narita no Japão, pegamos um ônibus limousine que nos levou até Yokohama, mais 1h e 30 minutos de passeio. Já estávamos cansados e meio abobalhados com o fuso e não víamos a hora de chegar. A Sophie tadinha, estava exausta. Dormiu algumas horas no voo mas não foi suficiente.
Empresa que compramos o ticket do ônibus-limousine.
Ao chegarmos em Yokohama pegamos mais um táxi até o nosso hotel, mas desta vez foi bem rápido:  10 minutos.

TÁXI
Os táxis aqui são muito limpos, cobertos por uma espécie de manta branca. A maioria dos motoristas de táxis usam luvas. As portas são automáticas, muito legal!! Eles não usam muito o GPS, então uma dica é salvar o mapa no celular/tablet e mostrar que eles entendem. É o melhor a se fazer, já que QUASE NINGUÉM FALA INGLÊS.  Ainda bem que estávamos preparados, já que o marido está quase um japonês nato.

Táxi no Japão.
COMUNICAÇÃO
Algumas palavras em inglês  eles conseguem entender, mas só se você colocar a letra "O" no final. Por exemplo: 

Hotel - Hotelo
Card - Cardo 
Ticket - Ticketo
Map - Mapo

Mas boa parte da comunicação é por mimica! Mesmo você falando que não sabe japonês  eles continuam falando em japonês com você, é muito engraçado! As vezes falamos até em português com eles e vira uma torre de babel! Mas eles são muito pacientes, tentam te explicar, tentam... e se mesmo assim você não conseguir entender o japonês (risos..) eles te levam até o local.  São muito bonzinhos!  O que eu tenho feito é anotado os lugares que quero ir; estações, pontos turísticos e mostro para eles! Isso tem facilitado bastante a "comunicação"!


YOKOHAMA

Depois de instalados, alimentados e descansados, fomos conhecer a cidade! Yokohama é a segunda maior cidade do Japão  perde só para Tokyo.  E fica a menos de uma hora da capital de trem. E foi no estádio daqui que o Brasil foi campeão na Copa do Mundo de 2002. 


Cidade de Yokohama
TRANSPORTE PÚBLICO
No primeiro dia resolvemos conhecer a cidade andando a pé. Tudo aqui é muito grande,  então andamos muitoooo!! Então decidimos aprender a usar o metrô  ainda assim andamos bastante, porque as estações são bem grandes também.



Cartões do metrô.

Para usarmos o metrô, compramos estes cartões acima, que funciona como um cartão pré pago, você carrega com a quantidade de dinheiro desejada e conforme vai usando vai sendo descontado.  Aqui não é como a Suécia, que você paga um valor X por mês e vai para todos os lados. Aqui você paga somente o que você andou, por exemplo, se você andou três estacoes no metrô, você vai pagar só por isso! Se você andou mais, pagará mais! 
E como eles sabem o quanto você andou? Aqui você passa o cartão na entrada e na saída, então o sistema sabe quantas estacoes você percorreu. Inteligente, não?
Andamos também de trem, que é outro valor, mas você pode usar o mesmo cartão pré pago!


METRÔ


O metrô aqui tem poucos lugares para se sentar e muito espaço para ficar em pé. E a maioria dos lugares são para as pessoas que precisam deles; idosos, grávidas, mães com crianças de colo. Isso porque é muita gente, principalmente no horário de pico. Mas é claro que evitamos estes horários.

Você não pode falar no celular dentro do metrô, ou melhor, seu celular não pode nem tocar!! Tem que desligá-lo ou deixar no silencioso! Acessar dados é ok!


Metrô de Yokohama.
Essa placa rosa diz que durante a semana, no vagão numero 4 só pode entrar mulheres ou cadeirantes, desde o primeiro trem até as 9 horas da manhã. Interessante, não?

BICICLETA

Aqui se anda bastante de bicicleta também! Tem bicicletas por toda parte, como vemos na maioria dos países desenvolvidos. Mas o que me impressionou foi que as mamães levam duas crianças na bike!!! Enquanto eu perco o fôlego levando a Sophie. 


Bicicletas no Japão.
Depois me contaram que as bikes tem motor híbrido! Aí sim hein!!  O mais legal é que o motor se ajusta de acordo com a força da sua pedalada! Impressionante! E não precisa de licença para dirigir porque depois de atingir 24km/h o motor desliga e você fica por sua conta e força nos cambites!

TOILETE

Outra coisa que achei muito legal é que aqui a fazedora de xixi e o fazedor de cocô tem tratamento vip!!! Isso mesmo!


Vaso sanitário no Japão.
Todos os vasos sanitários tem vários botões(a Sophie já adorava correr pro banheiro para abrir a tampa do vaso imagina agora com botoes ??!!!). Existem vários modelos, mas todos tem um jatinho de água para a fazedora de xixi e para o fazedor de cocô também. Você regula até a pressão da água. 
Outros modelos tem esse "flushing sound", para que ninguém ouça o fazedor de cocô funcionando! Muito legal! Tem uns que tocam música também. Encontrei um que tinha  um botão que soltava um cheirinho gostoso enquanto o fazedor de cocô está trabalhando! 
E por último, o que me deixou mais impressionada foi a cadeirinha para colocar o bebê do lado do vaso sanitário, achei o máximo! Todos os lugares deveriam ter isso! Enquanto a mamãe usa o toilete sossegada o bebê fica ali na cadeirinha, não é muito legal?? 


- - - - - - - -

2 comentários:

  1. Nossa Dani essa cadeira de bicicleta e o MAXIMOO. amei! Outro nivel meu!vc devia trazer uma dessa pra casa. Deve ser bem mais barata e quando, se algum dia ela chegar na suecia vai ser o abisurdooo!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa que viagem Linda meus Lindos, a minha princisinha tá MARAVILHOSA!!!!!!!!
    bjs saudades

    ResponderExcluir