terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Alimentação para grávidas na Suécia


Alimentação e Nutrição



Se você está grávida ou amamentando é importante que se alimente adequadamente. Isso não significa que você tem que comer por dois. Uma dieta balanceada é importante para que você obtenha todos os nutrientes que precisa.
O alimento fornece a energia que você e o nenem  necessitam. A quantidade de energia que vocês precisam depende do tamanho do seu corpo e o quanto ativa você é.
Você deve tomar o café da manha, almoço, janta e mais dois lanchinhos todos os dias. Nos últimos estágios da gravidez e quando você estiver amamentando você precisará de mais energia. Coma um lanchinho extra entre as refeições, como por exemplo um pedaço de fruta, um sanduiche, um pouco de iogurte ou um copo de leite.
Você não deve fazer dieta durante a gravidez ou quando estiver amamentando. Pode ser prejudicial para você e para o neném.
Se você estiver engordando muito tente cortar as gorduras e açúcares, como cremes, biscoitos, batatas fritas, refrigerantes e doces.





Ferro extra
Quando você está grávida você precisa de uma dose extra de ferro no seu organismo. Grosseiramente ⅓ do ferro armazenado no seu corpo vai para o bebe. Carne, patê de fígado, ervilhas, lentilhas e pães integrais são ricos em ferro. Comer frutas e legumes a cada refeição ajuda seu corpo a absorver melhor o ferro. Chá e café, por outro lado reduz a capacidade de absorção do ferro, então o melhor é que evite consumir logo após as refeições.
Mesmo comendo bem, talvez você precise de um suplemento de ferro e ácido fólico. Pergunte a sua midwife o que ela aconselha.
A importância do Cálcio

O cálcio é vital para o crescimento dos ossos e dentes do neném. Leite, iogurte e queijo são ricos em cálcio. Caso você não beba leite, iogurte ou queijo você pode beber alimentos de soja. Repolho, feijão verde, brócolis, sardinhas, camarões e ovos também contêm cálcio mas não na mesma quantidade que o leite, iogurte e queijo.



Varie sua dieta
Todos os dias você deve tentar comer:

  • Batatas, arroz, massa, cuscuz ou alguma coisa similar.
  • Pão - preferencialmente com muitas fibras, em TODAS as refeições
  • Legumes, raízes e frutas em todas as refeições
  • Leite, iogurte e outros produtos lácteos ou queijo
  • Carne, ovos, peixes ou grãos(por exemplo: ervilhas, feijão, lentilhas)
Pontos importantes que devemos ter em mente

Certas bactérias e parasitas podem causar infecções que podem ser prejudicial para o bebê que ainda está na barriga da mãe. Por isso:
  • Cozinhe sempre bem os alimentos.
  • Quando aquecer comidas já cozidas tenha certeza de que está aquecido completamente. O microondas pode aquecer de forma desigual, sempre certifique-se que está toda aquecida antes de comer.
  • Sempre compre alimentos frescos ou recém-embalados.
  • Sempre lave as frutas e legumes.
  • Tome sempre mais cuidado quando está comendo fora de casa.
  • Certifique-se que sua cozinha tenha um bom padrão de higiene.
  • Sempre lave as mãos depois de entrar em contato com carnes cruas, areia, terra e gatos.
Algumas dicas práticas



…para evitar intestino preso

Coma  muita fibra, como grãos, cenoura, pão integral e frutas.
Beba bastante água.
Fazer exercícios também ajuda a regularizar.
Tente caminhar todos os dias.

...para evitar aquela mal estar
de
manhã
Coma alguma coisa antes de sair da cama.
Coma pouco e muitas vezes.

...para evitar azia
Não coma alimentos gordurosos, pimenta ou comidas defumadas..
Não beba mais que 3 xícaras de café por dia.
Evite comer muito a noite.

Mais algumas coisas para relembrar...

  • Cuidado com aqueles alimentos industrializados que dizem ser saudáveis durante a gravidez e a amamentação. Eles podem conter substancias prejudiciais para o seu bebe.
  • Calabash chalk(Kalebasskrita, La Craie, Nzu, Mabele) podem conter altos níveis de chumbo e mulheres grávidas são desaconselhadas fortemente a consumir este produto.
Dicas sobre alguns alimentos



PEIXE E MARISCOS

Em geral. peixe é bom para a grávida. Mas alguns peixes podem conter poluentes ou bactérias prejudicial e devem ser evitados.
A seguinte tabela mostra quais peixes você pode comer e com qual frequência.






CARNE

Enquando estiver grávida: NUNCA COMA carnes e aves curadas e aqueles frios defumados de carneiro ou porco.

Delicatessas como presunto, salsicha, defumados ou carnes secas devem ser compradas frescas ou recém embaladas ou em pedaços. Tome cuidado com patê e alguns queijos que ficam no balcão de Delicatesses .
Você pode comer o  liver pâté normal, como de costume.


LEITE E QUEIJO

PODE CONSUMIR CONFORME DESEJADO
Cream cheese como Cantadou, Philadelphia
Queijos duros
Queijos processados
Queijo cozido (ex: au gratin)

NUNCA COMER DURANTE A GRAVIDEZ:
leite não pasteurizado
queijo não pasteurizado*
queijos moles e ’azuis’ como Brie, Camembert, Gorgonzola, Vacherol, Reblochon


e claro ...BEBIDA ALCOÓLICA: NUNCA NA VIDA!!! como diz o papis Sophie..

Bom, eu disse que iria postar sobre a alimentação durante a gravidez aqui na Suécia, e uma amiga brazuca,  que também está grávida, me cobrou a lista das comidas proibidas..rss Achei engraçado...Então decidi postar logo!!
Mas nem são tantas coisas proíbidas assim, não é?  Tirando a variedade de peixes, alguns que eu nunca tinha ouvido falar antes!
E comida japonesa é recomendado que não seja consumido apenas nos 3 primeiros meses, bem diferente do Brasil não é?


Essas informações foram traduzidas do informativo que recebemos da midwife na primeira consulta.

5 comentários:

  1. PARABÉNSSSS!!!! VOCÊ ESTÁ FAZENDO TUDO DIREITINHO!!!!! BJSJSJSJSJSJJS
    SEU BLOG ESTÁ LINDO!!!!

    ResponderExcluir
  2. Show de bola.. obrigada pelas dicas, nao sabia de muitas coisas apesar de estar gravida..hahah minha midwife nao me deu essa lista, mas gracas a deus nao abusei de nada... te vejo daqui a pouco.. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Ainda bem né!!! rss Estamos grávidas boazinhas..rsss

      Excluir