quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Apendicite na Gravidez!!

Não escrevi errado não!! Apendicite na gravidez, sim!!! Algo que nem passa na cabeça de uma gravidinha. Mas descobrimos na prática que não é tão raro assim,  1 em cada 2000 gravidinhas têm isso.




Uma semana antes do problema aparecer de verdade, tive os primeiros sintomas, estava caminhando e comecei a sentir dores fortes e com dificuldade para andar. Parei, sentei num banquinho e esperei a dor passar ou melhorar, estava muito dificil andar. Mas aí a dor passou, continuei meu caminho e achei que eram dores do útero se expandindo, nada demais.

Uma semana se passou e a dor voltou, dores fortes no lado direito do abdome, ela começava fraca e  aumentava. Tentei dormir porque já estava tarde,  mas acordei várias vezes com a dor só aumentando, a noite foi horrível, cochilava/acordava o tempo todo e até sonhei com a dor, até no sonho ela não me largava.
Quando levantei mal consegui comer, a comida  não descia, estava meio enjoada. Estávamos nos arrumando pra mudarmos pra nossa casa neste dia, pois é mais essa!! Estava com muita dor, parecia uma cólica forte, e quando respirava fundo aliviava, massagem nas costas também aliviava um pouco.

Quando chegamos em casa, não aguentei, a dor estava tão forte que deitei no chão (os móveis ainda estavam a caminho ) e fiquei estirada no chão por um tempo,  minha vontade era ficar ali no chão e  que ninguém chegasse perto. Meu marido já estava apavorado, me disse se você não ligar para a midwife,  ligo eu! Ta bom...

Descobri nesse dia que ou sou muito teimosa ou tenho muita tolerância a dor, porque a dor era tão forte mas mesmo assim eu ia respirando fundo (igual ensinam respirar no trabalho de parto) e ia me acostumando a dor ou tendo esperança que passasse. Acredita? 
Enfim liguei pra minha midwife, aqui na Suécia não podemos sair correndo para o hospital sem antes ligar para a enfermeira explicar o que está acontecendo e receber uma orientação dela. Expliquei pra ela como eram as dores e me disse para ligar no hospital e explicar tudo para eles. Liguei, expliquei tudo de novo para a midwife do hospital e ela disse pra eu ir pro hospital que estavam me esperando! 

Lá fui eu, sozinha, porque nessa confusão toda meu marido teve que ficar esperando o povo da mudança em casa. Cheguei no hospital já estavam me esperando, nem precisei apresentar documento nada, falei que tinha ligado, eles já tinham meu personnummer que passei por telefone, e com isso puderam acessar meu journal( uma espécie de ficha com todos os seus dados, tudo que acontece com a mamãe e o neném)  primeira coisa que fizeram foi o bendito teste de urina, depois exame de sangue, ultrasom pra ver a neném e exame de toque  pra ver se não estava com contrações. Depois examinaram o local da dor, apertavam o abdome em vários lugares para ver onde realmente doía. 
Engraçado que doía o lado direito inferior da barriga, mesmo eles apertando o lado esquerdo. Não deu nada nos exames, e graças a Deus estava tudo bem com a neném. Mas como a dor não passava, eles me disseram que teríamos que aguardar o resultado do exame de sangue, se tivesse algo iria constar. E se não desse nada eu teria que ficar lá até eles descobrirem de onde era a dor, achei legal isso. Se fosse no Brasil eles mandariam para casa e com um remedinho pra tomar e tirar a dor. DETALHE: Não tinham me dado nada pra tomar, nenhum remédio!! Mas é claro né.. como eles iam descobrir a causa da dor se tivessem me medicado e  camuflado a dor? Eu teria ido pra casa achando que estava tudo bem até a dor voltar.

Esperei o bendito exame ficar pronto, estava sem comer nada e já era hora do almoço(eu não podia comer nada no caso de ter que operar) mas não sentia fome, mas estava com medo de ter que comer por causa da neném. Até que a médica apareceu me dizendo que eles(ela e os colegas dela, porque aqui na Suécia nenhum médico toma decisão sozinho, sempre com outros médicos) acharam uma infeção na apêndice no exame de sangue. Achei isso bacana porque reduz muito a possibilidade de um erro médico. 

Então para eles confirmarem a apendicite eu teria que fazer uma outra ultrasom agora procurando a apêndice.  Deu um trabalho danado pro médico achar a bendita da apêndice, e olha que minha barriga não está tão  grande assim. Ele olhou olhou, chamou outro médico, mais um. Saíram para discutir(eles fazem isso o tempo) E chegaram a conclusão que eu estava com uma inflamacao na apêndice sim, viram na ultrasom que minha apêndice estava inchada. O médico olhou pra mim disse o resultado e disse: Good Luck!  Essas palavras ficaram na minha cabeça por um tempo. Para mim era irônico dizer isso, logo naquele momento?? Eu estava desesperada!!  É que se alguém diz pra você em português: Boa Sorte! dentro de um hospital, no minimo você se preocupa, você pensa: a coisa ta feia!! kkk
Bom.. mas em inglês não soa tão  irônico assim..descobri depois de tanta gente me desejar Good Luck! GOOD LUCK!!  Vi que não era nada irônico e muito mais comum do que eu pensava...

Depois disso voltei para o setor da maternidade. Não me deixavam andar, então eu tinha sempre alguém me levando e buscando de um lado pro outro e desejando Good Luck!. Quando cheguei, me mandaram pra uma sala de atendimento e disseram que a médica já estudaria os resultados.  Fiquei aguardando a médica e pensando mil coisas.A primeira coisa que vem na cabeça da gente: Grávida pode operar? Como fica meu bebezinho???? A gente fica CRAZYYY!!! Esse pensamento enlouquece a gente. 



Primeiramente: Parabéns você acaba de cair na real que você está se tornando mãe!!! Daqui pra frente você SÓ vai pensar no seu bebezinho. Essa parte foi legal de descobrir, só conseguia pensar na minha filhinha naquele momento, em nada mais. Você descobre que todos aqueles medos cativos que você traz ao longo da vida já não fazem mais sentido. Seus medos agora são por aquele serzinho mais abençoado que está dentro de você. Você descobre que não tem mais medos próprios!! E que voce é mais corajosa do que pensava, essa parte me senti feliz e realizada em saber. Eu que sempre morri de medo de agulhas, hospital e cirurgia então! Descobri que meu medo naquele momento não era nada disso, eu temia pela minha filhinha que está tão protegidinha na minha barriguinha e iam abri-la!!! Incomodá-la!!! 

Enquanto a médica não voltava, liguei pro meu marido porque eu estava sem internet (só depois vi que tinha wifi no hospital todo) e começamos a pesquisar sobre o assunto, algumas pessoas queridas também que ficaram preocupadas porque assim como nós nunca tinham ouvido falar num caso assim. 


Olhem só o que descobrimos:
O QUE É APÊNDICE?
O apêndice é uma estrutura vermiforme (em forma de verme) que sai da primeira porção do intestino grosso, de uma região denominada ceco. Tem comprimento variável, em torno de 10 centímetros, e localiza-se na parte inferior,do lado direito do abdome. O apêndice apresenta um canal em seu interior que se comunica com o intestino grosso, onde existem fezes semilíquidas. 
Os seres humanos e os macacos são os únicos seres vivos que possuem apêndice.





PARA QUE SERVE?
Até pouco tempo achavam que não servia para nada, que era vestígio de nossa evolução cuja função  foi perdida. Mas segundo uma matéria publicada na revista Superinteressante, cientistas da Universidade Duke, nos EUA, descobriram que ela fabrica e serve como depósito de bactérias que auxiliam na digestão. “Além disso, também apresenta um conglomerado de células linfóides, que produzem anticorpos e ajudam na defesa do organismo”, afirma Marco Aurélio Santo, cirurgião do aparelho digestivo do Hospital das Clínicas, em São Paulo.
Olha o que mais diz na revista:
Essa função era muito útil milênios atrás. Em um mundo esparsamente povoado, quem tivesse sua flora intestinal dizimada por uma diarréia brava, por exemplo, teria mais dificuldades para reconstruí-la, já que povoamos o intestino com bactérias adquiridas de outras pessoas – as primeiras vêm já no leite materno.
Apesar do passado glorioso, o apêndice tem hoje um papel supérfluo. “A retirada do apêndice não provoca nenhuma deficiência no organismo e, se ele tem alguma função complementar, ela é facilmente compensada”, afirma Santo. Já a apendicite continua firme e forte: mortal, já atingiu ou atingirá 470 mil pessoas no Brasil (0,25% da população). Alimentação balanceada, com muitas fibras, garante o bom funcionamento do intestino, mas não impede que alguém saudável venha a ter uma crise de apendicite.

CAUSAS
Algumas condições clínicas são mais prováveis de ocorrer na gravidez. Outras condições são específicas para a gravidez. Assim, uma ampla gama de possíveis diagnósticos diferenciais deve ser considerada. Ou seja, não sabem a causa exata.

SINTOMAS
Dor abdominal localizada no mesogástrio ou no quadrante abdominal inferior direito e reação de parede, acompanhada de náuseas, vômitos e alguns casos febre. A dor é tipo uma cólica/cãibra semelhante às contrações uterinas.
Os sintomas são os mesmo de não-gestantes, a única diferençá é que com o aumento do útero o apêndice se desloca para cima e para o lado fazendo com que a dor mude também de lugar, o que também pode dificultar o diagnóstico.

DETECÇÃO
Um exame de sangue pode detectar um aumento dos glóbulos brancos (leucócitos). Mas como esse número já pode aumentar na gravidez este exame sozinho é pouco confiável para confirmar apendicite em uma mulher grávida. A ultra-sonografia é o exame complementar mais importante, por ser capaz de, em algumas vezes, revelar a inflamação do apêndice.

TRATAMENTO
Existe a possibilidade de tentar que a apêndice desimflame com o uso de antibióticos, mas na gravidez isso também não é simples assim. Alguns medicamentos a gravidinha não pode, mas existem outros que dizem ser de uso mais seguro. Claro que não existem estudos suficientes para provar que realmente não fazem mal ao bebe.  Mas o melhor seria evitar o uso de qualquer medicamento.

Outra forma de tratamento é a extração por procedimento cirúrgico, que seria a extracao do apêndice (apendicectomia) de forma imediata, pois a ruptura do apêndice durante a gravidez pode ser mortal. Não é provável que uma apendicectomia provoque lesões no feto ou desencadeie um aborto. Mas o médico é quem deve analisar a necessidade de uma intervenção cirúrgica, já que qualquer intervenção não urgente é protelada na gravidez, tanto quanto possível, desde que a saúde da mãe/bebê  não esteja em perigo.

Alguns casos a inflamação some por si só, até mesmo sem medicamentos.

ESTATÍSTICAS
A maioria dos casos ocorrem no segundo trimestre da gravidez, 52 % dos casos!
A idade das pacientes teve uma amplitude de variação entre 18 e 30 anos, com uma média de 23,2. Sendo a maior incidência entre 20 a 25 anos com 53,8% dos casos.
Lemos muitas coisas, até artigos publicados de médicos. A maioria diz que  a mortalidade para este caso é a mortalidade da demora!! Como o diagnóstico em grávidas é dificultado pelas mudanças fisiológicas da própria gravidez então o maior perigo é o atraso no diagnóstico que se demorado demais aí sim pode ter efeitos drásticos para o bebê e a mamãe.
Encontramos casos de mamães que foram operadas e correu tudo bem, mamães que não tiveram que ser operadas. Muitos casos com finais felizes.

Bom, voltando ao nosso caso.  A médica chamou o cirurgião para conversar comigo, ele me examinou e disse que eu teria que passar a noite no hospital em observação, eles iriam monitorar a inflamação através do exame de sangue, algum sinal de aumento teria que operar. E lá vamos nós passar alguns dias no hospital.
Acho que fiquei ao todo uns 3 dias no hospital(pareceram eternos), eles coletavam sangue de 3 em 3 horas, já não aguentava mais tantas picadas.  Até que chegaram a conclusão que a inflamação tinha passado(não constava mais nada no exame de sangue) e a dor tinha sumido, então eu poderia ir para casa. Oba!!
O susto passou! No fim foi um final feliz daqueles, não precisamos tomar antibiótico e nem fazer cirurgia!! É claro que agora seremos monitoradas pelos médicos de vez em quando, já marcaram uma consulta com um especialista na próxima semana, para garantir que tudo continua ok!

17 comentários:

  1. Oi Dani! Que bom que você vem registrando suas experiências aqui na Suécia. É isso aí garota! O tempo vai passar rapidinho, a Sophie vai chegar e logo você vai ver um monte de posts e esses primeiros parecerão tão antigos... vc vai ver!

    beijos e seja bem-vinda a blogosfera materna!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cintia, obrigada pelo incentivo! Com certeza não teria idealizado esta ideia sem teu apoio! Já estou fascinada pela blogosfera materna, é fascinante e viciante!! rss

      Excluir
  2. Que susto hein?? Ver minhas duas menininhas no hospital me partia o coracão... sem contar que dormir no hospital nao é a melhor experiência.. pelo menos a comida era boa e de graca!!! heheheh tinha até granola com iogurte!!! :D
    Gracas a Deus deu tudo certo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Petrili pai..rss Foi realmente um susto, mas ter seu apoio e carinho com certeza foi fundamental naquele momento! E a comida era boa mesmo..rsss

      Excluir
  3. Com certeza super susto. Graças a Deus tudo deu certo no final, e de letra vc aprendeu algumas coisas que podem acontecer na gravidez....se cuida e pega leve... Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patricia, Que susto mesmo!! Vocês acompanharam e viram.. gracas a Deus deu tudo certo!! E ainda aprendemos sobre tantas coisas que não sabíamos.. agora só tomar cuidado mesmo.rss Bjs

      Excluir
  4. Oi Dani,

    que legal que esta registrando tudo pelo blog, pelo menos assim vou acompanhando....
    espero que esteja tudo bem por ai, estou morrendo de saudades!!!

    bjão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda!! Que bom que gostou!! Assim as pessoas que amamos se sentem mais pertinho da gente!!! Bjss Saudades também!!

      Excluir
  5. Passei pelo mesmo problema na minha gravidez!!so que como vc msm disse ainda dei o azar de morar no Brasil. Estava com quase nove meses de gestaçao,passei mal durante uma semana, cheguei a ser internada e me mandaram de volta pra casa. Dois dias depois voltei pro hospital ja que a dor nao passava. Com tudo isso comecei a entrar em trabalho de parto, e so na hora da cirurgia, ja q havia escolhido fazer uma cesarea, descobriram que meu apendice havia supurado, com isso perdi um ovario que acabou infeccionando por estar proximo ao apendice. Como a gestaçao ja estava no fim meu bebe nasceu com saude e ficou bem. Por sorte tinha escolhido pela cesarea, se tivesse resolvido fazer aprto normal a historia do apendice tinha passado batido e qdo descobrissem seria tarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Nossa que susto você deve ter passado também hein! Mas graças a Deus você tinha escolhido fazer a cesária. Obrigada por compartilhar sua história com a gente!! Espero que seu bebe esteja forte e saudável e vocês dois estejam bem!

      Excluir
  6. Ola Dani.
    Estou nesse momento acompanhando minha noiva no hospital.
    Graças a Deus, estamos em um hospital muito bom (Hospital Santa Catarina), aqui em São Paulo, e não tivemos tantos problemas.
    De fato a gravides dificulta o diagnostico, mas o ultrason deu conta.
    Ela ja foi operada e passam bem, assim como nosso bebe.
    Ela esta de tres meses, e descobrimos que isso ajuda, ja que com o passar da gestação o utero almenta e comprime o intestino.
    Isso dificulta mais ainda o diagnostico.
    Enfim, graças a Deus ela esta bem, mesmo não escapando da cirurgia. Mais um final feliz para as suas estatisticas!

    ResponderExcluir
  7. Olá gostaria de deixar meu relato Tbm acho que o diagnostico e difícil tanto em gravidas qto em outros pacientes pela apendicite ser diagnostico clinico e não ter nenhum exame laboratorial ou de imagem 100% especifico, sou medica e mesmo assim a incerteza do diagnostico tanto minha qto dos meus colegas cirurgiões ocorreu ninguém quer operar uma gestante sabendo dos riscos que ela e o bebe podem correr inutilmente graças a deus e a equipe medica do hospital que por sinal fui muito bem acolhida desde o inicio mesmo antes de informar minha formacao até o pôs operatório , fui operada em menos de 24 horas do inicio das dores ( procurei atendimento só apos 12 h de dor ) apenas meu hemograma estava alterado e os outros todos sem qualquer alteração e pra minha surpresa tive uma apendicite necrozante e supurada e sE tivesse aguardado o tempo que vc aguardou provavelmente não estaria aqui relatando os fatos um pôs operatório de 10 dias de internação com antibióticos e analgésicos e sobrevivemos eu e minha pequena graças a deus e a equipe medica (brasileira mesmo) ,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, seu relato me tranquilizou um pouco! Minha esposa está com sintomas de apendicite (dores abdominais, enjoos excessivos e febre). Faz quatro dias que estamos monitorando o quadro através de exame de sangue e ultra som. Amanha o cirurgião em conjunto com a ginecologista decidem sobre operar ou não. Estamos com 12 semanas de gestação.
      Espero voltar aqui e deixar uma boa notícia após a cirurgia ter sido um sucesso!

      Att. Alex

      Excluir
  8. oiii meu nome é Evelyn e eu tbm passei por essa terrível experiência so q eu tive a infelicidade d mora no brasil,eu descobri minha gravidez com um mês d gestação e dai tbm descobri as dores fui ao médico e tudo q eles me diziam era q meu estômago estava expandindo por causa da gravidez e com isso os meses foram passando e as dores ñ até com infecção d urina eles disseram q eu estava,tomei vários remédios mas d nada adiantava até q do 5 mês d gestação eu fui ao médico por ñ sentir meu bebê mexer,a médica me enterno falando q minha neném avia morrido eu teria q retira-lá no dia seguinte quando bateram uma doppler viram q avia um liquido ñ identificado na minha barriga,então a cirrugiam na sala d ultra mesmo fez uma pequena perfuração do lado a minha barriga viu q era pus e me levou direto para a sala d cirrugia, ai q eles descobriram q eu estava com apenci saturada e q tinha quase dois litros pus na minha barriga eu estava quase com infecção generalizada,mas graças a deus ñ deu tempo para isso dai em diante fiquei enternada ainda gravida por quase um mês,graças a deus minha filha ñ foi atingida 3 meses depois ela nasceu com muita saúde hoje ela tem 3meses d nascida e é muito esperta,nunca pensei q uma coisa dessa poderia acontecer .

    ResponderExcluir
  9. Passei pelo mesmo problema em outubro passado, porem a minha estourou, meu bb nasceu somente com 1% de chance de vida.A infecção pegou nós dois . É um milagre estarmos vivos e bem!

    ResponderExcluir
  10. Boaa .. Tbem foi me detetado pendicite tive enternada tres dias mandaram me embora e tomar antebiotico durante cinco dias ... E so mandaram tomar um comprimido de manha e a noite .. E eu continuo com muitas dores

    ResponderExcluir
  11. Oi
    Passei pelo mesmo aqui no Brasil
    Mas fui rapidamente diagnosticada
    Transferida para hospital com obstetra 24he aporte cirurgico maior
    Fiz varias ecografias dentro das primeiras 12h
    E com 24h de evoluçao ja estava operada e bem
    Fiquei ainda 3 dias hospitalizada para avaliaçao obstétrica

    ResponderExcluir