quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

28 semanas... Enfim, terceiro trimestre!

Aconteceram muitas coisas essa semana mas acho que o mais engraçado foi o campeonato de PULKA que tivemos no domingo, junto com churrasquinho sueco.

Pulka é o que estou segurando, parece um  trenó que pode ser puxado por uma pessoa, cachorro ou  você simplesmente senta e desce ladeira abaixo, que deve ser o mais emocionante. Aqui na Suécia sempre vejo os pais puxando os filhos nisso para levá-los para escola, a criançada adora! Também tem os campeonatos que ocorrem geralmente nos parques, e todo mundo entra na dança, crianças, adultos, cachorros e afins.
Olha a mamãe segurando a PULKA aí!!

Alguns(O Denis o pimentinha) possuem equipamento mais sofisticado, geralmente os mais levadinhos..rss 

A temperatura aqui está esquentando cada vez mais, a neve praticamente já derreteu toda! Dizem que a primavera começou mais cedo este ano, mas mesmo assim no parque que fomos ainda tinha gelo suficiente para o campeonato de PULKA.
Claro que seu pai participou e ainda ficou bravo porque não ganhou! Agora ele quer ganhar tudo, anda meio competitivo sabe, talvez seja a gravidez porque ele insiste em dizer que está gravido também! Você precisa ver! To pensando em fazer uma competição de quem troca mais a sua fralda quando você nascer, quem sabe ele não se empolga..rss

Lá vão eles em busca da descida perfeita.


Depois de acharem o lugar ideal, começa o campeonato...

Olha lá o papai na frente!!!

Ganha quem passar por aquela pedra primeiro, sempre de dois em dois.

Depois de muitas descidas, vários tombos, um pequeno acidente com o Denis pimentinha, alguns arranhões aqui e ali. Todos sobreviveram! No final, teve prêmio pra todo mundo! Até nós ganhamos pela participação filhinha!!

Como o dia estava muito lindo, aproveitei pra prestigiar a natureza e tirar algumas fotos. A mamãe gostou muito deste parque, achei muito lindo e agradável, foi uma tarde muito agradável! E tem um lago enorme e lindo! Vamos voltar lá com você! 






E depois rolou um churrasquinho típico sueco, no meio do parque! Olha o churrasqueiro lá de vermelho!!

 Suecos fazendo churrasco de salsicha!!

É, o churrasco foi de salsicha mesmo. Eles adoram! Achamos diferente, mas estava bem gostoso! 
Mas o que achamos mais estranho foi que eles não usam guardanapo para pegar a comida! Pegam com a mão ou com a luva mesmo, não estão nem aí. 
Difícil foi quando a tiazinha sueca resolveu distribuir o pão pegando e dando pra gente sem guardanapo, quase tive um treco, mas comemos!!! kkkkk


Finalmente, a foto final do evento...

E essa foi a foto do final do evento, super organizada né?

Chegamos a conclusão que eles não sabem se organizar para tirar aquelas fotos tradicionais de final de evento onde junta a galera toda. Eles foram avisados da foto, inclusive foram eles que pediram para tirá-la! E olha como saiu depois de 6 tentativas.
Conclusão: Não peça para eles se juntarem, apenas tire as fotos, não faz diferença!

E foi isso filha, esta semana entramos no esperado terceiro trimestre, dizem que é o mais demorado. A mamãe já anda bem ansiosa, mas estou tentando controlar. Você parece maior e está ficando mais do lado direito, acho que é seu lado preferido e está mais pesadinha também. Sinto que aquela energia toda também anda diminuindo, vamos ver como ficam as coisas nas próximas semanas.
Semana que vem teremos consulta com a midwife e veremos como andam as coisas com a gente, mas acredito que está tudo certinho.
Esta semana ficamos empenhadas em preparar o chá de bebe do seu amiguinho Noah que nascerá primeiro que você! Foi uma semana bem agitada. 


ATUALIZANDO...OS NÚMEROS....
  • 01 gestação
  • 01 mãe de primeira viagem
  • 27 semanas
  • 01 bebe
  • 145 batimentos cardíacos fetais por minuto
  • 01 pai babão atleta
  • 10 dedinhos nos pés e nas mãos
  • Dezenas de chutes e soquinhos
  • 4 ultra-sonografias
  • 01 família apaixonada
  • Peso da Sophie: 900g (segundo o site baby center)
  • Comprimento da Sophie: 38 cm (segundo o site baby center)
  • Meu peso: 5.5 Kg a mais  
  • 0 meses passando mal, só enjoo e um pouco de náuseas , mas muito pouco
  • 8 horas de sono por noite (continuamos indo muito no banheiro, mas voltamos a dormir depois que o papai saí, agora estamos dormindo mais)
  • 0 varizes até agora
  • 92 cm de barriga
  • Desejo da semana: M&Ms, kinder ovo e espera marido(a vovó disse que vai conseguir a receita)!!

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

27 semanas


Essa semana foi agitada minha princesa, começamos com a primeira tentativa de conhecer o lago que tem próximo de casa. Fomos no sábado, mas não conseguimos encontrar. O google nos enganou. Tínhamos que atravessar uma pequena floresta para chegar no lago, mas acabamos pegando um caminho que não tinha trilha para a floresta. 

Pelo menos curtimos a neve..

Esta é a floresta que temos que atravessar, que esta lá atrás...
Um sueco nos ensinou como pegar o caminho certo e voltamos no domingo cedo.


Rolou até um boneco de neve...

Depois de uma longa caminhada, enfim chegamos no lago!! Pode ficar orgulhosa filha, estou em cima do lago congelado! Seu pai ficou com medo e disse que não se arriscaria por causa da gente..kkkk Na verdade ele estava  morrendo de medo!
Mas mamãe não andou tudo aquilo, depois de duas tentativas para voltar para trás sem andar no lago congelado.

E lá fomos nós caminhando no lago congelado..
Olha como é lindo!!!

É claro que o papai não nos deixou sozinhas e foi junto. Ponto pro papai!!
O pessoal raspa a neve que fica na superfície de cima do lago e deixa só o gelo, para  patinar, esquiar. Fica uma autentica pista de gelo. É essa pista que está do nosso lado, claro que eles não fazem no lago todo porque é enorme!!Você vai adorar isso, tenho certeza! 


Tinha uma competição nesse dia, olha o pessoal que estava participando....

Tinha até um cara de bicicleta andando no lago congelado...


Claro que seu pai patinou.... 
 Ele foi muito bem filha! E com isso adicionamos mais um sport a lista de favoritos dele..rss

O dia estava muito bonito teve até um solzinho...

E depois que seu pai patinou muito... pegamos o caminho de volta...

O resto da semana foi ótima e nos comportamos bem. Sinto que você está bem maior, está crescendo rápido! As vezes a gente achar seu coraçãozinho e ficamos sentindo as batidas, é gostoso! 

Essa semana aconteceu algo muito legal que mexeu bastante com a mamãe, eu sonhei com você!! Vi seu rostinho e você estava nos meus braços enquanto eu a amamentava. No sonho você era bem gulosa..rs Eu a coloquei para dormir, você chorou e seu a  foi buscá-la e você queria mamar nele..kkkkk 
Achei engraçado sonhar isso. Mas ter te visto no sonho me fez sentir algo diferente e só aumentou minha ansiedade. Li no site WhatToExpect.com e diz que nessa fase você também pode sonhar com a mamãe!! Que gostoso filha!!

ATUALIZANDO...OS NÚMEROS....
  • 01 gestação
  • 01 mãe de primeira viagem
  • 27 semanas
  • 01 bebe
  • 145 batimentos cardíacos fetais por minuto
  • 01 pai babão atleta
  • 10 dedinhos nos pés e nas mãos
  • Dezenas de chutes e soquinhos
  • 4 ultra-sonografias
  • 01 família apaixonada
  • Peso da Sophie: 900g (segundo o site baby center)
  • Comprimento da Sophie: 38 cm (segundo o site baby center)
  • Meu peso: 4.4 Kg a mais
  • 0 meses de vômitos/ náuseas
  • 4 horas de sono por noite (intercaladas para fazer xixi)
  • 0 varizes até agora
  • vários desejos!!!


    E lá vamos nós para o terceiro trimestre...

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Alimentação para grávidas na Suécia


Alimentação e Nutrição



Se você está grávida ou amamentando é importante que se alimente adequadamente. Isso não significa que você tem que comer por dois. Uma dieta balanceada é importante para que você obtenha todos os nutrientes que precisa.
O alimento fornece a energia que você e o nenem  necessitam. A quantidade de energia que vocês precisam depende do tamanho do seu corpo e o quanto ativa você é.
Você deve tomar o café da manha, almoço, janta e mais dois lanchinhos todos os dias. Nos últimos estágios da gravidez e quando você estiver amamentando você precisará de mais energia. Coma um lanchinho extra entre as refeições, como por exemplo um pedaço de fruta, um sanduiche, um pouco de iogurte ou um copo de leite.
Você não deve fazer dieta durante a gravidez ou quando estiver amamentando. Pode ser prejudicial para você e para o neném.
Se você estiver engordando muito tente cortar as gorduras e açúcares, como cremes, biscoitos, batatas fritas, refrigerantes e doces.





Ferro extra
Quando você está grávida você precisa de uma dose extra de ferro no seu organismo. Grosseiramente ⅓ do ferro armazenado no seu corpo vai para o bebe. Carne, patê de fígado, ervilhas, lentilhas e pães integrais são ricos em ferro. Comer frutas e legumes a cada refeição ajuda seu corpo a absorver melhor o ferro. Chá e café, por outro lado reduz a capacidade de absorção do ferro, então o melhor é que evite consumir logo após as refeições.
Mesmo comendo bem, talvez você precise de um suplemento de ferro e ácido fólico. Pergunte a sua midwife o que ela aconselha.
A importância do Cálcio

O cálcio é vital para o crescimento dos ossos e dentes do neném. Leite, iogurte e queijo são ricos em cálcio. Caso você não beba leite, iogurte ou queijo você pode beber alimentos de soja. Repolho, feijão verde, brócolis, sardinhas, camarões e ovos também contêm cálcio mas não na mesma quantidade que o leite, iogurte e queijo.



Varie sua dieta
Todos os dias você deve tentar comer:

  • Batatas, arroz, massa, cuscuz ou alguma coisa similar.
  • Pão - preferencialmente com muitas fibras, em TODAS as refeições
  • Legumes, raízes e frutas em todas as refeições
  • Leite, iogurte e outros produtos lácteos ou queijo
  • Carne, ovos, peixes ou grãos(por exemplo: ervilhas, feijão, lentilhas)
Pontos importantes que devemos ter em mente

Certas bactérias e parasitas podem causar infecções que podem ser prejudicial para o bebê que ainda está na barriga da mãe. Por isso:
  • Cozinhe sempre bem os alimentos.
  • Quando aquecer comidas já cozidas tenha certeza de que está aquecido completamente. O microondas pode aquecer de forma desigual, sempre certifique-se que está toda aquecida antes de comer.
  • Sempre compre alimentos frescos ou recém-embalados.
  • Sempre lave as frutas e legumes.
  • Tome sempre mais cuidado quando está comendo fora de casa.
  • Certifique-se que sua cozinha tenha um bom padrão de higiene.
  • Sempre lave as mãos depois de entrar em contato com carnes cruas, areia, terra e gatos.
Algumas dicas práticas



…para evitar intestino preso

Coma  muita fibra, como grãos, cenoura, pão integral e frutas.
Beba bastante água.
Fazer exercícios também ajuda a regularizar.
Tente caminhar todos os dias.

...para evitar aquela mal estar
de
manhã
Coma alguma coisa antes de sair da cama.
Coma pouco e muitas vezes.

...para evitar azia
Não coma alimentos gordurosos, pimenta ou comidas defumadas..
Não beba mais que 3 xícaras de café por dia.
Evite comer muito a noite.

Mais algumas coisas para relembrar...

  • Cuidado com aqueles alimentos industrializados que dizem ser saudáveis durante a gravidez e a amamentação. Eles podem conter substancias prejudiciais para o seu bebe.
  • Calabash chalk(Kalebasskrita, La Craie, Nzu, Mabele) podem conter altos níveis de chumbo e mulheres grávidas são desaconselhadas fortemente a consumir este produto.
Dicas sobre alguns alimentos



PEIXE E MARISCOS

Em geral. peixe é bom para a grávida. Mas alguns peixes podem conter poluentes ou bactérias prejudicial e devem ser evitados.
A seguinte tabela mostra quais peixes você pode comer e com qual frequência.






CARNE

Enquando estiver grávida: NUNCA COMA carnes e aves curadas e aqueles frios defumados de carneiro ou porco.

Delicatessas como presunto, salsicha, defumados ou carnes secas devem ser compradas frescas ou recém embaladas ou em pedaços. Tome cuidado com patê e alguns queijos que ficam no balcão de Delicatesses .
Você pode comer o  liver pâté normal, como de costume.


LEITE E QUEIJO

PODE CONSUMIR CONFORME DESEJADO
Cream cheese como Cantadou, Philadelphia
Queijos duros
Queijos processados
Queijo cozido (ex: au gratin)

NUNCA COMER DURANTE A GRAVIDEZ:
leite não pasteurizado
queijo não pasteurizado*
queijos moles e ’azuis’ como Brie, Camembert, Gorgonzola, Vacherol, Reblochon


e claro ...BEBIDA ALCOÓLICA: NUNCA NA VIDA!!! como diz o papis Sophie..

Bom, eu disse que iria postar sobre a alimentação durante a gravidez aqui na Suécia, e uma amiga brazuca,  que também está grávida, me cobrou a lista das comidas proibidas..rss Achei engraçado...Então decidi postar logo!!
Mas nem são tantas coisas proíbidas assim, não é?  Tirando a variedade de peixes, alguns que eu nunca tinha ouvido falar antes!
E comida japonesa é recomendado que não seja consumido apenas nos 3 primeiros meses, bem diferente do Brasil não é?


Essas informações foram traduzidas do informativo que recebemos da midwife na primeira consulta.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

26 Semanas

Hoje acaba nossa 26 semana, estamos nos aproximando do terceiro trimestre!!!


Mamãe já está ansiosa com sua chegada!! Tento não ficar mas é difícil não imaginar como você será, se terá os olhos fechadinhos do papai ou os caidinhos da mamãe, se será branca como a neve igual a mim ou só branca como o papai, se será brava igual a mamãe ou tranquilo igual papai.. rss Será que você falará: NUNCA NA VIDA!!!??? ou NUNCA! NUNCA! Enquanto só podemos imaginar seu jeitinho, ficamos curtindo você dentro da mamãe.


Você tem mexido cada vez mais, principalmente a noite!! Eu AMO a sensação de te sentir, seu pai está meio enciumado e passou a dormir com a mão na minha barriga para não perder os chutes que você dá a noite. Mas cá entre nós filha, a melhor parte é a mamãe que sente..rss  Amo essa proximidade com você!!
Seu pai é o Zé-ultrasom, não pode ouvir a palavra que já quer fazer uma, esta semana ele ficou uma fera com a mamãe quando soube que desmarquei uma que faríamos essa semana, mas nós estaríamos viajando com o papai e já fizemos no ocorrido da apêndice. Mesmo assim ele ficou muito bravo!! Ele não costuma ficar bravo filhinha, você verá! Acho que até se aproveitará disso.



Não que eu não goste de te ver filha, eu adoro ver o formato do seu rostinho, ver você mexendo, e como você mexe hein! Seu pai diz que você puxou a ele e será atleta.kkk 
Bom, se uma pessoa que gosta de assistir esporte, praticar, ouvir, gravar, sonhar com esporte é atleta, então ele realmente é..rss Agora ele está jogando até peteca filha, acredita? E diz que vai aprender hockey! 
Tomara que você não seja tão fissurada em esportes quanto ele, prefiro assistir com você um canal de desenho. 

O que mamãe não gosta nas sessões de ultrasom é a pressão que temos antes de fazer, em saber se está tudo bem, onde o cordão umbilical está, etc. E quando elas demoram pra achar seu coraçãozinho? Quase tenho um treco! Melhor não, melhor eu não fazer muitas, prefiro assim! Tem muitas pessoas que reclamam, preferem fazer várias. Aqui na Suécia é assim você faz uma com 12 semanas e outra com 19 semana, só isso! No nosso caso já fizemos mais porque a mamãe tem úteros bicórneos e porque tivemos uma apendicite no meio da gestação.
Outra coisa que é diferente, é que não te dão DVD, CD, MP3, MP4, blue-ray e música de fundo igual no Brasil. Aqui o objetivo é só ver se estamos bem, e isso é o que importa não é? Então você só leva algumas fotinhas impressas. É claro que você pode ir em clínicas particulares e pagar para ter o pacote completo do baby dentro da barriga, estou pensando ainda se faremos.
Mas por causa dos úteros bicórnios, teremos uma ultrasom na semana 32! Essa a mamãe quer muito fazer, talvez você já esteja encaixadinha!!

Essa semana fez muito frio aqui, as temperaturas caíram absurdamente. Durante o dia estava -17°C a noite estava -21°C. Mas por enquanto estamos ilesas das baixas temperaturas, muita gente ficou resfriado. Mas estamos firmes com nosso suquinho de laranja diário e a sopinha de fubá com espinafre de vez em quando! Hummmm delícia!!




Mas mesmo com as baixas temperaturas mamãe gosta muito da neve, fica tudo branquinho é a coisa mais linda. A gente aproveita muito e se diverti. Até o céu fica branquinho a noite, a foto abaixo tiramos eram umas 23hs.  E os lagos congelados? Muito maneiro como diz seu pai. Neste fim de semana vamos atravessar o lago que tem perto de casa, provavelmente onde você brincará.




Essa semana mamãe teve muitos desejos, tudo que via ficava com vontade. No sábado, seu pai fez a besteira de me deixar ir no mercado sozinha pra comprar batata e a mamãe voltou com laranja, melão, morango, abacate, maça, banana, uva  e mamão!! O mamão estava 18 coroas o kilo!!! Tava de graça! Geralmente são 70coroas/kilo quase 18 reais/kilo. Voltei quase morrendo de carregar sacolas naquele frio e com vontade de sorvete de flocos também, porque enquanto estava no caixa vi uma moça comprando. Depois tivemos que voltar para comprar o sorvete de flocos.  E depois tive vontade de vitamina de maca com banana e banana com abacate. Tomei as duas, mas acho que estou precisando tomar mais, ainda estou com vontade.

ATUALIZANDO...OS NÚMEROS....
  • 01 gestação
  • 01 mãe de primeira viagem
  • 26 semanas
  • 01 bebe
  • 145 batimentos cardíacos fetais por minuto
  • 01 pai babão
  • 10 dedinhos nos pés e nas mãos
  • Dezenas de chutes e soquinhos
  • 4 ultra-sonografias
  • 01 família apaixonada
  • Peso da Sophie: 700g
  • Comprimento da Sophie: 35 cm
  • Meu peso: 5 Kg a mais
  • 0 meses de vômitos/ náuseas
  • 4 horas de sono por noite (intercaladas para fazer xixi)
  • 0 varizes até agora
  • vários desejos!!!

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

25 Semanas


Estou crescendo mamãe...












Cabelo: Já tem textura e cor mas pode mudar depois que nascer.


Gordura: O bebe está começando a engordar. Conforme ganha peso a pele perde as rugas e ele vai parecendo mais com um recém-nascido.



Útero: O útero pressiona as veias que levam sangue ao coração, por isso a mamãe pode ter mal-estar se ficar deitada muito tempo de barriga para cima



O bebê faz o movimento da respiração, mas ainda não há ar nos pulmões.
Você pode estar sentindo um pouco de dor e sensação de dormência nas mãos, nos pulsos e nos dedos. A região do túnel do carpo, no pulso, está inchada, assim como vários outros tecidos no seu corpo. Os nervos que passam por esse túnel acabam sendo pressionados, e essa pressão se manifesta na forma de dor aguda ou acompanhada da sensação de queimação. Dados extraídos do babycenter.com

E MAMÃE COMO FICA?


Esta semana senti um pouco de dores nas costas nos dias que caminhei muito, talvez seja o casaco que esteja pesando muito. Como aqui a temperatura está lá pros -15°C temos que ficar equipadas! Ainda estou com as energias a todo vapor e não estou inchando, aparentemente está tudo tranquilo.  O humor continua variando, mas acho que bem menos, claro que principalmente o dia que não se consegue dormir direito a gente acorda daquele jeito, sai de perto!!! rss. Quanto ao apetite ainda não estou com aquela fome de leão que todo mundo diz, tento comer sempre de 3 em 3 horas mesmo não estando com fome para manter uma alimentação balanceada.

SÓ NÚMEROS....
  • 01 gestação
  • 01 mãe de primeira viagem
  • 25 semanas e 5 dias
  • 01 bebe
  • 145 batimentos cardíacos fetais por minuto
  • 01 pai babão
  • 10 dedinhos nos pés e nas mãos
  • Dezenas de chutes e soquinhos
  • 4 ultra-sonografias
  • 01 família apaixonada
  • Peso da Sophie: 700g
  • Comprimento da Sophie: 35 cm
  • Meu peso: 5 Kg a mais
  • 0 meses de vômitos/ náuseas
  • 4 horas de sono por noite (intercaladas para fazer xixi)
  • 0 varizes até agora
  • 1 desejo até agora (suco tang de manga!..kkk) Gracas a Deus nossos amigos trouxeram do BR pra gente!